26/01/2015

Religiosos arriam presente ecológico para Iemanjá

A comunidade do Solar do Unhão, mais conhecida como Gamboa de Baixo, vai festejar, no dia 1º de fevereiro (domingo), a entrega do segundo presente ecológico para Iemanjá.

O evento tem início marcado para 8h30, com um café da manhã, e termina por volta das 11h, com uma cerimônia religiosa em homenagem à divindade do mar. Assim como no ano passado, a ação é uma iniciativa do Coletivo de Entidades Negras (CEN), entidade nacional do movimento negro.

Coordenadora estadual do Setorial de Religiões de Matriz Africana do CEN e responsável pela organização da atividade, a equede Noélia Pires, do Terreiro Omi Tolá, explica que o balaio arriado para Iemanjá é formado apenas por objetos não-poluentes, mantendo a relação tradicional e essencial entre o candomblé e a proteção do meio-ambiente.

Elementos como sabonete e perfume, comumente jogados no mar pela população para saudar o orixá, ficam de fora do presente ecológico. “Como o candomblé trabalha pelo equilíbrio do meio-ambiente, se colocarmos objetos que agridem a natureza, estamos fugindo da tradição”, diz Noélia.

A religiosa explica ainda que a realização da atividade no dia anterior às famosas festividades no Rio Vermelho tem o objetivo de dar destaque aos dois eventos, “ambos muito importantes”.

“Esperamos que a imprensa dê espaço para uma iniciativa tão positiva como essa que realizamos anualmente por conta própria, sem patrocínios”, afirmou ela, alertando também para a necessidade de cuidarmos melhor do meio-ambiente. “O presente ecológico é uma forma educativa de saudar nossa ancestralidade. As pessoas precisam cuidar da natureza e buscar o equilíbrio das energias”.




SERVIÇO

O QUE: Entrega do presente ecológico para Iemanjá

QUANDO: 1º de fevereiro (domingo), das 8h30 às 11h

ONDE: Comunidade Solar do Unhão (Gamboa de Baixo) – Avenida Contorno

Nenhum comentário:

Postar um comentário