26/01/2015

Vencedor do XII Festival de Música da Educadora, Giovani Cidreira lança primeiro EP na internet


Foto: Carlsa Galrão.

Primeiro registro fonográfico do ex-vocalista da Velotroz apresenta linguagem pop com temática nostálgica. Evento conta ainda com a banda instrumental Retro_Visor.

No dia 1º de fevereiro (domingo), o cantor e compositor Giovani Cidreira faz show de lançamento do primeiro registro de suas canções como artista solo. Produzido no Estúdio Caverna do Som, o EP apresenta sete faixas, entre as quais “Ancohuma”, premiada como melhor música com letra pelo XII Festival de Música da Educadora FM.

O show gratuito acontece ao ar livre a partir das 18h na praça da Rua da Fonte do Boi, no Rio Vermelho, e conta ainda com a apresentação do Retro_Visor. O grupo explora a linguagem universal da música instrumental, colocando em evidência o vibrafone como o comunicador e principal responsável pelas harmonias, melodias e improvisos. Veteranos da Fonte do Boi, os músicos do Retro_Visor iniciam os trabalhos.

Sobre o EP

A convite do produtor musical Irmão Carlos, Giovani levou para o estúdio somente seu violão e versões cruas de suas composições. Ao longo de dois anos, a parceria com Maicon Charles (bateria) e Dinho Castilho (baixo) foi tomando forma, sob a direção musical de Filipe Castro, que trouxe para o processo as referências sonoras que seriam usadas na gravação.

“Diferente da Velotroz, o processo desse disco foi mais colaborativo e espontâneo. Eu não cheguei com tudo pronto, as coisas foram surgindo ao mesmo tempo em que a banda ia sendo formada”, conta Giovani, que contou com a colaboração de vários músicos na gravação do seu EP, entre eles Marceleza de Castilho, Daniel Rebouças e Dimazz.

Uma viagem nostálgica

A linguagem mais simples e mais pop deste EP se mistura a um universo melancólico que está presente nas sete faixas. Todas as canções versam sobre amor e nostalgia, o reencontro de Giovani com o interior, especificamente com as cidades de Cachoeira e Santo Amaro. Constantes viagens inspiraram composições como “Trem de Outra Cidade”, selecionada para o Prêmio Caymmi de Música, bem como a ideia de movimento, chegadas e partidas, temas e sensações que percorrem todo o disco. O resultado são “músicas de amor”, como gosta de definir o próprio Giovani, concebidas e gravadas de forma muito crua e espontânea.

O EP conta com as seguintes faixas: “Ancohuma”, “Menor”, “Veleiro contra o mar”, “Trem de outra cidade”, “Girassol e tarde”, “Recado pra Maicon Charles” e “Gelomares”. Todas são de autoria de Giovani Cidreira, exceto “Menor”, em parceria com Paulo Diniz, e “Girassol e Tarde”, escrita também por Thiago Lobão. Algumas das canções fizeram parte do repertório dos shows-laboratório que o músico apresentou ao público no início deste ano.

SERVIÇO
Giovani Cidreira | show de lançamento do EP + Banda Retro_Visor
Dia 1º de fevereiro de 2015 (domingo), às 18h
Na Rua da Fonte do Boi (Rio Vermelho)
Entrada livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário