24/03/2015

QUARTETO MORDE PIMENTA PRESTA HOMENAGEM AO ANIVERSÁRIO DE SALVADOR E TRIBUTO À ADEMILDES FONSECA, A RAINHA DO CHORO


Fotos: Sidney Rocharte / Aghata Seixas.

Dando continuidade aos shows de 2015, o Quarteto MORDE PIMENTA apresenta temporada de roda de choro na Varanda do SESI Rio Vermelho até o final do mês de abril, sempre as segundas-feiras, a partir das 19h30, recebendo a cada noite amigos chorões.


Na noite de 30/03, ainda dentro das comemorações dos 466 anos de Salvador, o grupo Morde Pimenta terá dois momentos distintos, um em homenagem à Cidade, com a participação da cantora LIA CHAVES e outro com a intérprete CLÁUDIA CUNHA, em tributo à Rainha do Choro Ademildes Fonseca, que nos deixou há dois anos, em 27 de março de 2012, além de vários outros músicos que se juntam espontaneamente à roda de choro, em uma parceria com a Hessel Produções / Pólo de Música da Bahia – POMBA e o Teatro SESI Rio Vermelho /FIEB.

O couvert artístico custa R$ 15,00.

MORDE PIMENTA - O Quarteto, que nasceu de uma seleção de novos talentos do choro de Salvador, tem a proposta de trazer as novidades dos choros que circulam pelo Brasil, sem deixar de resgatar e revestir os clássicos do choro, gafieira, samba, maxixe, dentre outras variações que compõem o primeiro ritmo urbano genuinamente brasileiro. Tem como componentes os músicos Daniel Velloso (violão 7 cordas), Peu Souza (bandolim 10 cordas), Saulo Tácio (pandeiro e efeitos) e Elisa Goritzki (flauta) e/ou Lucas Andrade (clarineta).

LIA CHAVES canta a Cidade do Salvador - Considerada uma Blueswoman brazuca por sua performance e pela voz inconfundível, a intérprete preparou canções como “São Salvador”, “É D’Oxum”, que falam da cidade do Salvador, dentro das comemorações dos 466 anos da Cidade.

Com mais de 25 anos de carreira, Lia Chaves deu inicio a sua vida profissional no Bloco Crocodilo. Foi cantora da Orquestra do Maestro Zeca Freitas e da Quartier Blues Band. Ganhou o prêmio de melhor interprete do primeiro Festival de Música da Rádio Educadora e tem carreira solo respeitada como grande cantora baiana.

CLÁUDIA CUNHA canta Ademildes Fonseca - A cantora de voz aveludada presta tributo à Ademilde Fonseca, consagrada como a maior voz do choro cantado por suas belas interpretações, sendo considerada a "Rainha do choro", que nos deixou no dia 27 de março de 2012.

Criada numa cidade pequena do interior do Pará, ouvindo os compositores nordestinos todos pelo sistema de alto-falante, Cláudia Cunha já soltava a voz nas festas religiosas e populares. Ao se mudar para a capital, inicia seus estudos e pesquisas musicais. Dona de uma bela e afinada voz, vem se destacando pelo seu elogiado trabalho como intérprete em apresentações que já passaram pelos principais palcos e projetos artísticos de Salvador (cidade onde reside desde 1996).

Cláudia vem conquistando diversas premiações ao longo de sua trajetória e foi agraciada com os três mais importantes prêmios da área musical na Bahia: o Troféu Caymmi de Melhor Intérprete/2006-2007; o de Melhor Intérprete, com a música “No Girar de Alice”, de sua autoria, no V Festival de Música da Educadora FM e o Prêmio Braskem Cultura e Arte 2007, com o projeto do CD “Responde à Roda”.

Ademildes Fonseca - Nasceu na localidade de Pirituba, no município de Macaíba, no estado do Rio Grande do Norte. Aos quatro anos de idade, foi viver com a família em Natal (RN) onde morou até o início da década de 1940. Desde criança gostava de cantar. Ainda na adolescência, começou a se interessar pelas serestas e travou conhecimento com músicos locais. Pouco mais tarde se casou com um desses seresteiros, Naldimar Gedeão Delfino. Com ele se mudou para o Rio de Janeiro em 1941. Seu nome oficial mudou sofreu duas alterações ao longo da vida. Foi registrada como Ademilde Ferreira da Fonseca. Ao casar com o violonista Naldimar Gideão Delfino mudou o nome para Ademilde Fonseca Delfino. Ao separar-se de Naldimar, adotou o nome artístico de Ademilde Fonseca como seu nome documental. Recebeu do instrumentista Benedito Lacerda o título de "Rainha do chorinho". Faleceu de infarto fulminante em sua casa, no Rio de Janeiro, poucos dias depois de completar 91 anos.

Serviço:
O quê: Quarteto MORDE PIMENTA & CONVIDADOS
Quando: até o final do mês de abril de 2015, sempre as segundas-feiras
Convidados dia 30/03: HOMENAGEM AOS 466 ANOS DE SALVADOR E TRIBUTO A ADEMILDES FONSECA COM LIA CHAVES E CLÁUDIA CUNHA
Horário: a partir das 19h30
Onde: Varanda do Teatro SESI Rio Vermelho
Endereço: Rua Borges dos Reis, 09 - Rio Vermelho.
Couvert Artístico: R$ 15,00
Realização: Hessel Produções / POMBA (Pólo de Música da Bahia) e o Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.
Maiores Informações: Tel.: (71) 3321-5814 / 9160-9140

Nenhum comentário:

Postar um comentário