24/04/2015

Chef Kaká Silva traz cursos de Gastronomia Molecular e Sous Vide para Salvador


O chef virá a capital baiana especialmente para ministrar as aulas no Atelier Gastronômico Flávia Rivera.

Um dos pioneiros no estudo da gastronomia molecular no Brasil, o chef Kaká Silva trará para Salvador, através do Atelier Gastronômico Flávia Rivera, dois cursos inéditos, nos dias 29 e 30 de maio. Profissionais e estudantes de gastronomia ou nutrição, assim como os apaixonados pelo assunto, poderão aprofundar os conhecimentos sobre Molecular Básica e Introdução ao Sous Vide. Uma oportunidade única para quem deseja saber mais sobre esses dois temas que estão em alta na gastronomia moderna e já são o maior sucesso em São Paulo. Kaká Silva também comanda o portal Gastronomy Lab, voltado para pesquisas gastronômicas, além da venda de produtos e aditivos para a confecção de receitas.


No curso de Gastronomia Molecular serão abordados os aspectos das novas tendências da área, como a compreensão dos hidrocoloides (goma xantana, agar agar, entre outras), colagem de proteínas e suas sinergias, além das técnicas de gelificação e Fluid Gels. Os alunos também aprenderão a solucionar diversos problemas corriqueiros em uma cozinha tradicional.

Já quem optar pelo curso de Sous Vide terá a oportunidade de conhecer as técnicas que estão cada dia mais presentes nas modernas cozinhas de restaurantes e até mesmo em casa. Com sua habilidade única de cozimento, o Sous Vide consegue manter a forma, textura e nutrientes dos alimentos. Kaká Silva ensina técnicas para cozimento de carnes, peixes, aves, crustáceos, legumes e frutas, além das formas de uso dos equipamentos necessários. Para finalizar, os alunos terão um momento de degustação.

As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas através da loja virtual do portal Gastronomy Lab (loja.gastronomylab.com). Os dois cursos terão turmas na sexta-feira (29) e no sábado (30), sendo Gastronomia Molecular pela manhã (10h às 13h) e Sous Vide à tarde (15h às 18h), em ambos os dias. Cada curso, com duração de três horas, custa R$ 300,00. O valor pode ser dividido em até 10 vezes, sem juros, no cartão de crédito.

Chef Kaká Silva

Natural de Brasília, Kaká formou-se em culinária francesa pela Le Cordon Bleu, na Inglaterra, em 1995. Também antropólogo, desde 2007 o chef vem se dedicando ao estudo da gastronomia molecular e ao aprimoramento e desenvolvimento de novas técnicas e receitas. No mesmo ano, inaugurou o portal Gastronomy Lab, destinado à divulgação de artigos, pesquisas, notícias, receitas e também à comercialização de produtos e aditivos para receitas.

Kaká no programa "Bem Estar"

O chef Kaká Silva participou do programa “Bem estar”, da Rede Globo, juntamente com o Chef William, onde mostrou um pouco do que se trata a gastronomia molecular, através do tema “bolos e suas calorias”. Kaká preparou quatro bolos, cada um com um tipo de farinha, para mostrar as reações químicas durante o preparo. A gastronomia molecular é uma ciência que estuda as transformações físico-químicas que ocorrem nos alimentos quando submetidos aos diferentes métodos de cocção, com ou sem calor.

Para assistir ao vídeo da participação do chef no programa acesse o link abaixo: http://globotv.globo.com/rede-globo/mais-voce/v/chef-kaka-silva-ensina-a-transformar-alimentos-liquidos-em-po/1164071/.

Atelier Gastronômico Flávia Rivera

O amor pela gastronomia foi a grande inspiração para a chef Flávia Rivera desenvolver o conceito do seu Atelier Gastronômico, em Salvador. Formada como aluna laureada pela Faculdade Ruy Barbosa, decidiu colocar em funcionamento uma equipadíssima cozinha experimental para a realização de oficinas culinárias 100% práticas, voltadas para os apaixonados pela arte de cozinhar e até mesmo para quem não tem nenhuma prática ou experiência na cozinha, além de cursos gastronômicos para profissionais e estudantes das áreas de gastronomia e nutrição.

O Atelier Flávia Rivera está de portas abertas para quem deseja trocar experiências e levar pra casa um pouco mais de conhecimento sobre essa deliciosa arte. Além das oficinas com temas relacionados à gastronomia funcional e alimentação saudável, como detox, sem glúten e sem lactose, anti stress, entre outras, ministradas pela própria chef Flávia Rivera, diversos temas e chefs já passaram pela cozinha experimental, a exemplo de sushi e sashimi, Paella, massas, risotos, entradinhas, tortas natalinas, culinária mineira, salgados integrais, chocolates e muito mais.

Serviço

Cursos: Gastronomia Molecular Básica e Introdução ao Sous Vide.

Datas: 29 e 30 de maio (sexta e sábado).

Horários: das 10h às 13h, sexta e sábado, Gastronomia Molecular; e das 15h às 18h, sexta e sábado, Sous Vide.

Valor de cada curso: R$ 300,00 (duração de 3 horas).

Inscrições: Loja Virtual do Gastronomy Lab (loja.gastronomylab.com).

Formas de Pagamento: cartão de crédito (em até 10 x sem juros) ou boleto bancário.

Mais informações: contato@gastronomylab.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário