24/04/2015

Mães de crianças internadas no Hospital Martagão Gesteira serão homenageadas com almoço especial

Mais do que um só dia, o mês de maio inteiro é dedicado àquelas pessoas especiais que nos geram e cuidam com muito carinho das nossas vidas: as mães. Para homenageá-las, o Hospital Martagão Gesteira, em parceria com o “Stand UP Paddle Club” (SUP Club) realizará um almoço especial para 20 mamães de crianças internadas na Unidade de Treinamento para Desospitalização (UTD) do hospital. Um microônibus sairá do Martagão às 11h do dia 07/05 (quinta-feira) para o hotel Sol Barra, retornando após a refeição e homenagens. “Pedimos aos nossos parceiros e colaboradores que cada um deles 'adotasse' uma mãe com a doação de um presente. Será uma tarde muito agradável, com direito a música ao vivo, em um ambiente acolhedor”, explica a coordenadora do SUP Club, Cláudia Guimarães.

“Queremos dedicar este momento às mães, tirando-as um pouquinho da tensão em que vivem ao cuidar de seus pequenos. É uma singela forma de homenagem do hospital, mas que serve para mostrar o quão elas são importantes também para nós do Martagão, pois temos esse convívio diariamente”, explica Dr. Durval Oliveira, presidente do Conselho Administrativo da Liga Álvaro Bahia, mantenedora do Hospital Martagão Gesteira.

O cuidado com as crianças é uma das missões do Hospital Martagão Gesteira, que completou no mês de março, 50 anos dedicados à assistência médica com foto na redução da mortalidade infantil. Esse carinho é compartilhado dia a dia com o amor das mães das crianças instaladas no hospital. No Martagão Gesteira são atendidas em média 200 crianças (e seus familiares) por mês, vindos de diversas partes da Bahia.

Hospital Martagão Gesteira
A história do Hospital Martagão Gesteira se confunde com a história de dois grandes médicos pediatras e amigos: Joaquim Martagão Gesteira e Álvaro Pontes Bahia. Fundado no ano de 1965, o Hospital da Criança, como é chamado, foi o primeiro hospital pediátrico do Norte-Nordeste e o pioneiro nos mais importantes serviços de assistência voltados à criança, a exemplo do serviço de Onco Pediatria.

O Hospital, cujo nome foi dado por seu fundador, Álvaro Bahia, em homenagem ao amigo, Dr. Martagão Gesteira, é a mais importante criação da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, instituição criada nos anos 20 e que teve papel fundamental para a redução da mortalidade infantil na Bahia.

O Hospital é fruto do sonho inabalável de Álvaro Bahia, que lutou durante 18 anos para a sua construção, mobilizando a classe médica, a sociedade baiana e as autoridades de saúde, nos âmbitos municipal, estadual e federal. O pediatra, que dedicou a vida à medicina, planejou o hospital em seus mínimos detalhes. Morreu sem que o hospital fosse inaugurado.

Ao longo dos seus 50 anos, o Hospital Martagão Gesteira vivenciou momentos áureos e de grande crise financeira. Hoje a instituição é referência na saúde infantil, reunindo mais de 20 especialidades voltadas para a criança. São mais de quinhentos atendimentos diários, com destaque para os tratamentos complexos, como Oncologia, Neurocirurgia, Cardiologia, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário