A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
06/04/2015
Raiça Bomfim estreia leitura sobre Ofélia, de Shakespeare
Foto: Carol Garcia.
Solo teatral fará curtíssima temporada na Casa de Castro Alves, no Centro Histórico.
“OFÉLIA: sete saltos para se afogar” é o solo de Raiça Bomfim, num franco diálogo com a personagem da tragédia “Hamlet”, de William Shakeaspere. A curta temporada de estreia acontece na Casa de Castro Alves (Rua do Passo, n 52, Carmo/Santo Antônio, vizinha da Igreja Nossa Senhora do Passo - http://casadecastroalves.com/), dias 18 e 19/04, sábado e domingo, às 20h.
O espetáculo foi desenvolvido em diálogo com uma variada equipe de criação e tece uma escritura pessoal inspirada pelos signos, crises e metáforas abarcados na figura de Ofélia, personagem de “Hamlet”, de William Shakespeare. Com qualidade híbrida, intercruzando diferentes linguagens artísticas e friccionando os limites entre teatro e performance, a peça investe na criação de um espaço imersivo, onde o espectador é convidado a mergulhar no universo de Ofélia.
Consequência de uma série de experimentações e intercâmbios criativos com artistas de diferentes áreas, provocadas pela figura de Ofélia, a montagem faz parte de uma investigação cênica iniciada pela atriz e criadora há mais dois anos, com a criação de estudos cênicos, fotografias, poemas, tornando-se tema de sua pesquisa de mestrado, iniciada em 2015. Ainda este ano será lançado o livro “Manual de Afogamento”, de autoria de Raiça, que também integra o projeto.
De acordo com a atriz e autora Raiça Bomfim, na obra de Shakespeare, Ofélia aparece como par romântico do príncipe Hamlet, uma donzela obediente, que termina por enlouquecer e afogar-se nas águas de um rio. “As possibilidades abertas pela interrogação sobre os motivos propulsores de sua tragédia deram a esta personagem uma qualidade dinâmica, no bojo da qual podemos situar uma pluralidade de pulsões criativas e questões filosóficas. Ofélia galgou uma condição plurivalente na qual assenta a representação de uma diversa gama de sujeitos. Ela é ao mesmo tempo a imagem da submissão e sua negação, sendo um corpo que abriga identidades confrontantes” afirma a criadora. O espetáculo propõe abrir-se para uma escuta ampla das vozes sussurradas e cantadas por Ofélia traduz-se em uma abertura física para os desejos, olhares e corpos sonoros presentes a cada momento do encontro artístico.
Serviço
Ofélia: sete saltos para se afogar
Dias 18 e 19 de abril, às 20h, na Casa de Castro Alves (Rua do Passo, n 52, Carmo/Santo Antônio, vizinha da Igreja Nossa Senhora do Passo - http://casadecastroalves.com/)
Os ingressos estarão à venda a partir das 18:30, nos de apresentação, a R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).
Capacidade de público: 80 pessoas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário