25/05/2015

Missa celebra 101 anos de nascimento de Irmã Dulce

Amanhã, 26 de maio, data do nascimento de Irmã Dulce, uma missa será realizada no Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres (Largo de Roma), às 9h, para homenagear o Anjo Bom do Brasil no dia em que completaria 101 anos. A celebração será presidida por Dom Estevam dos Santos Filho, bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, e vai reunir a família OSID, além de fiéis e admiradores da vida e obra da Mãe dos Pobres.

Nascida em 26 de maio de 1914, na cidade de Salvador, Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes começou a manifestar interesse pela vida religiosa desde cedo, ainda no início da adolescência. Aos 13 anos de idade, já atendia doentes no portão de sua casa, no bairro de Nazaré. Em 1933, a jovem ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, no Convento de Nossa Senhora do Carmo, em São Cristóvão (Sergipe). No mesmo ano recebeu o hábito e adotou, em homenagem à sua mãe, o nome de Irmã Dulce.

Sempre com muita fé, coragem e solidariedade, o Anjo Bom iniciou um trabalho assistencial nas comunidades carentes, sobretudo nos Alagados, conjunto de palafitas que se consolidara na parte interna do bairro de Itapagipe, na capital baiana. Em 1949, Irmã Dulce ocupou um galinheiro ao lado do convento, após a autorização da sua superiora, com os primeiros 70 doentes. A iniciativa deu início à criação das Obras Sociais Irmã Dulce, um dos maiores complexos de saúde 100% SUS (Sistema Único de Saúde) do país, com cerca de quatro milhões de atendimentos ambulatoriais por ano.

Irmã Dulce faleceu no dia 13 de março de 1992, aos 77 anos, e atualmente está em processo de canonização. Para ser canonizada (declarada Santa) é necessária a comprovação de mais um milagre atribuído à freira baiana. Em 2011 ocorreu a beatificação da religiosa, que passou a se chamar Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, tendo o dia 13 de agosto como data oficial de celebração de sua festa litúrgica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário