25/05/2015

Morgana Gazel promove lançamento do livro Criação


Com dois romances publicados, Enseada do Segredo e Liberdade Negada, a escritora Morgana Gazel agora prestigia os leitores com outro gênero literário, a poesia, através do seu mais novo livro “Criação”. O lançamento desta obra será realizado no dia 12 de junho, a partir das 18h, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris), junto ao lançamento do Dicionário de Escritores Contemporâneos da Bahia. Em Criação, após contar sua história de vida no poema Biografia, Morgana Gazel passeia da criação divina do universo com tudo o que nele há, até a destruição do planeta dos homens. Desenvolve este trágico percurso da civilização humana a partir do uso da palavra, finalizando-o com o apocalipse. E, conforme a mensagem dos poemas, ela os distribui pelas diversas seções.

No texto de dedicatória e agradecimento a Deus, a quem denomina Criador, transparece sua visão da realidade e fé inexplicável, quando diz: “Mesmo que a ciência conclua que a criação do mundo se deu de modo espontâneo, não abdicarei da fé que sussurra em minha mente ter sido este evento obra de um Criador. Mas há um corolário, decorrente da infinitude do universo, impossível de ser ignorado: a Terra não passa de uma partícula microscópica neste espaço sideral em que vivemos. Portanto diante de tal situação somos quase nada”. E no final desse texto afirma: “A certeza é da mente, a fé é do coração”.

Morgana Gazel - Graduada em matemática e psicologia. Em 2004, começou a se dedicar à arte literária, exercitando-se com poesias e contos, mas logo se arriscou a escrever um romance, o Enseada do Segredo, publicado pela primeira vez em agosto de 2008, pela Scortecci Editora. A segunda edição foi publicada pela Paco Editorial (2011) e a terceira pela Cogito Editora (2014). O Liberdade Negada foi publicado também pela Cogito Editora (2013). Ambos fazem parte de uma trilogia que será finalizada com A carta da mãe, em fase de elaboração.

A escritora tem no prelo o livro de contos, crônicas, artigos e pensamentos‏, com o título Chuvas de Verão. Em 2012, Morgana foi contemplada com o Prêmio Literário - Literarte 2012, com o poema Mundo, na categoria Criatividade e Originalidade. Em 2013 recebeu menção honrosa no concurso CEPA - 62 ANOS, com o poema Aletologia, 5º lugar. Atua também como palestrante. Proferiu palestra, em mesa redonda do seminário da UBE, O poder de transformação da literatura, em 2012. E, sobre este mesmo tema, num painel de igual título na Festa Literária de Jequié e em escolas do SENAI.

Serviço:

O que:  Lançamento do livro Criação, de Morgana Gazel
Onde:  Na Biblioteca Pública do Estado da Bahia – Barris – Salvador/BA.

Quando:  Dia 12 de junho (sexta-feira), a partir das 18h.
Entrada:  Franca.

Editora: Agilite Publicações e Interatividade. Quantidade de páginas: 92. Valor: R$ 30,00

Informações: 71 8122-7231

Nenhum comentário:

Postar um comentário