A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
06/05/2015
Restaurante Amadinho desembarca no Mercado do Rio Vermelho e oferece o melhor da comida popular brasileira
O espaço, comandado pelos chefs Edinho Engel e Gabriel Lobo, traz cardápio regional a preços populares
Um restaurante de comida popular brasileira no coração do Rio Vermelho. Assim é o Amadinho– uma espécie de boteco dentro de um mercado popular, recém-inaugurado na Praça de Alimentação do Mercado do Rio Vermelho (antiga Ceasinha). Comandado pelos renomados chefs Edinho Engel, do Restaurante Amado, e Gabriel Lobo, formado em gastronomia, com especialização na Espanha,e conhecido por ministrar o curso “Cozinha de Guerrilha” - onde ensina truques rápidos e eficientes para a culinária do dia a dia -, o espaço oferece um cardápio diversificado, que exalta a cozinha brasileira, a preços populares. Aberto de segunda a domingo, o restaurante traz em sua fachada a imagem de um caminhão, fazendo uma referência aos food trucks – simpáticos caminhões itinerantes adaptados para vender comidas de rua.
“Sempre tive o sonho de ter um boteco de comida brasileira em um mercado popular e o Amadinho nasce desse grande desejo. Nossa proposta é preparar clássicos da culinária brasileira com técnicas e ingredientes de qualidade, a preços módicos e com excelência em atendimento”, afirma Edinho Engel. O jovem amante da gastronomia, Gabriel Lobo, comanda o cardápio e receitas do restaurante, trazendo toda a sua expertise na área gourmet e nos food trucks. “Oferecemos todos os tipos de pratos que são usuais no cotidiano do brasileiro, desde os tira-gostos como bolinhos, linguiças e caldinhos, passando pelos sanduíches e hambúrgueres, até os ensopadinhos, estrogonofe, moqueca de ovo, lasanha, rabada, filé à francesa e bode”, completa Gabriel.
Menu - “Punhados para começar”e “Canecas e Cumbucas”são algumas das sessões do descontraído menu do restaurante. Na primeira, agulhinha frita, bolinho de peixe e de aipim com queijo coalho, croqueta de bacalhau e de carne, costelinha de porco, frango à passarinha, linguiça caseira com queijo coalho e a apimentada são alguns dos deliciosos petiscos do boteco para quem deseja abrir o apetite. Já na sessão “Canecas e Cumbucas”, são oferecidos caldinhos de mocotó com feijão, carne de sol com farofa e vinagrete e carne seca com aipim.
Quem prefere uma boa salada também terá vez no Amadinho. A sessão “Para quem não quer engordar” do cardápio traz a Salada de Charque com abóbora, queijo coalho e agrião. Outra opção leve e saborosa é a Salada de Sardinha, com peixe fresco, tomate, pepino, azeitonas e queijo minas. Tem ainda a opção de meio Galeto assado, servido com salada de tomate e rúcula.
As receitas de hambúrgueres do chef Gabriel Lobo já são conhecidas pelos apreciadores das feirinhas gastronômicas da capital baiana. O Hambúrguer da Casa, elaborado com queijo coalho e aipim frito, é uma releitura regional da iguaria norte-americana. Feito de fraldinha e calabresa, com cebola caramelizada e queijo, o hambúrguer é uma das opções da sessão “Sanduba”. Tem ainda o sanduíche de linguiça picante com vinagrete e queijo e o de pernil de leitão com refogado de pimentão, cebola e tomate.
“Para adoçar a vida ou coração” é a sessão especial para os amantes das sobremesas. Nela, os clientes poderão apreciar os doces típicos caseiros como a cocada à nossa moda, doce com requeijão mole, musse de chocolate e pudim de leite.
Sobre Gabriel Lobo
Formado em Gastronomia pela Estácio Bahia, trabalhou na Espanha com o grupo Sagardi Gastronomia Vasca Original e se especializou em açougue e charcutaria com os produtores Cal Rovira (Sagàs – Cataluña), Los Romeros de Alanis (Alanis de la sierra-Andalucía) e Embutidos Flores (Arbizu – Navarra). Trabalhou dois anos e meio com o Chef Edinho Engel no Amado, onde teve a oportunidade de participar como Sub-chef em três edições do Paladar Cozinha do Brasil em SP. Estagiou e fez trabalhos com grandes nomes da gastronomia brasileira como Alex Atala, Roberta Sudbrack, Claude Troigros, Jeferson Rueda, Erick Jacquin. Hoje, está à frente do curso Cozinha de Guerrilha, onde passa os fundamentos da cozinha profissional para pessoas que querem aprender a cozinhar de verdade sem se preocupar com receitas. As aulas também oferecem soluções para problemas na cozinha do dia a dia: sem desperdícios, bem elaborada e prática.
Sobre Edinho Engel
Mineiro radicado na Bahia, o renomado chef e restaurateur Edinho Engel está também à frente dos restaurantes Amado (www.amadobahia.com.br), localizado em Salvador e Manacá (www.restaurantemanaca.com.br), em Camburi, no litoral norte paulista, assim como do Buffet Amado. Edinho coleciona vários prêmios em sua carreira, como o chef do ano pela Revista Veja Salvador e Gula e Estrela do Guia 4 Rodas, por diversos anos consecutivos.
Sua cozinha premiada traduz o caminho de um mineiro, de origem rural, que passando por São Paulo descobre o mar e subindo por este Brasil chega a Salvador. E é na capital baiana que, há nove anos, Edinho vem fazendo um estrondoso sucesso entre baianos e turistas, sempre pesquisando ingredientes brasileiros e construindo uma culinária brasileira contemporânea que se renova a todo instante.
SERVIÇO:
Restaurante Amadinho – Cozinha Brasileira
Local: Praça de Alimentação do Mercado do Rio Vermelho (antiga Ceasinha) – Av. Juracy Magalhães Júnior, 1624.
Horário de funcionamento:Segunda a sábado, de 11h às 21h. Domingo, das 11h às 16h.
O Mercado do Rio Vermelho possui estacionamento pago
Aceita cartões de crédito
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário