26/06/2015

12º PRÊMIO SESC DE LITERATURA TEVE RECORDE DE INSCRIÇÕES

Concurso nacional revela vencedores; dos trabalhos inscritos, 106 foram de escritores baianos.

Este ano, a 12ª edio do Prêmio Sesc de Literatura bateu recorde de inscrições, sendo um terço do público feminino. Dos 1.966 trabalhos inscritos no concurso nacional, 106 foram de escritores baianos, sendo 43 na categoria Conto e 63 na categoria Romance. As vencedoras da edição 2015 são a carioca Marta Barcellos, na categoria Conto, e a paulista Sheyla Smanioto Macedo, na categoria Romance, com os livros “Antes que seque” e “Desesterro”, respectivamente.

Criado em 2003 com o objetivo de identificar novos escritores, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional, o prêmio promovido pelo Sesc já revelou 21 novos autores. As ganhadoras receberão o prêmio em cerimônia na Academia Brasileira de Letras, em novembro deste ano. Os trabalhos vencedores serão publicados e distribuídos pela editora Record em todo o país, com uma tiragem de 2.000 exemplares.

Sobre as autoras

Marta Barcellos, 49 anos, é jornalista e mestre em literatura pela PUC-Rio. Trabalhou durante 18 anos nos principais jornais do país, como O Globo, Gazeta Mercantil e Valor Econômico. Atualmente, é colunista da revista Capital Aberto e do site Digestivo Cultural. O livro “Antes que seque” fala, em 24 contos, sobre 12 mulheres que se defrontam com uma mesma impossibilidade: a de engravidar e corresponder a uma figura maternal idealizada.

Com a carreira focada na arte da escrita, Sheyla Smanioto Macedo, 25 anos, é graduada em Estudos Literários e mestre em Teoria e História Literária pela Unicamp. É produtora cultural e atualmente dedica-se ao livro de contos Selfie Service, desenvolvido no contexto do projeto “Monólogos para dois”. A obra “Desesterro” é um romance sobre metamorfoses, histórias de vida, sonhos e fotografias imaginadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário