29/08/2015

​ “Contrariando o Ego em meio à Dúvida do Tempo”


Mostra fotográfica confidencia uma Salvador intimista, envolta em uma atmosfera lírica


O ego e o tempo são os invólucros por onde uma Salvador reclusa nas lembranças e na vaidade se revela singular e forte na total ausência de cores.  E é justamente pela forte presença dos contornos preenchidos pelo preto e branco, que a mostra fotográfica,“Contrariando o Ego em Meio a Dúvida do Tempo”, do artista visual e jornalista Fábio Salmeron, se apresenta aos olhos do observador, a partir de 02 de setembro, às 18h30, na galeria Canizares, prosseguindo até o dia 15, para visitação.

Na mostra o público terá contato com 22 fotografias da cidade do Salvador, que se desdobram em mais de 65 imagens, devido a reutilização artística em diferentes suportes técnicos que se dividem em seis ambientes distintos. “Essa é uma forma criativa, fruto de um trabalho de investigação artística, com o intuito de apresentar as mesmas imagens, só que em tamanhos, recursos e estéticas diferenciadas, propondo outros olhares e sensações visuais, a partir do momento que histórias são contadas, tendo como princípio as características intrínsecas que estão reveladas no papel fotográfico. O que se vê, nos revela algo novo a cada novo olhar.”

As fotografias são todas analógicas, em filme negativo, dentro de um processo de anos de pesquisa do artista que utiliza filmes em P/B vencidos, fora do prazo de validade e que seriam descartados, para realizar um trabalho em que são privilegiados o olhar em torno do objeto retratado e o resultado obtido através dos compostos químicos já deteriorados, levando em conta o clima da cidade e os locais que seriam focados, dentro de uma poética criada em torno de uma narrativa, cuja temática era a cidade de Salvador.

A proposta dos ambientes é criar uma relação de continuidade entre as imagens, sem fugir ao tema central da exposição, que fala do Ego segundo a psicanalise em confronto direto com o Id (Eu), que se recente em questionamentos relacionados aos sentimentos e sensações humanas, a exemplo da vaidade, egocentrismo e os desejos, muitas vezes contrariados. A cidade do Salvador é a materialização desses impulsos, traduzidos metaforicamente em cada imagem exposta. O Ego Contrariado revela-se aos olhos de todos, questionando e nos provocando internamente.

Por outro lado e parte da mesma essência, a mostra traz à tona as dúvidas em torno do Tempo, e como ele consegue agir causando incertezas e nos fazendo questionar muitas vezes a nós mesmos. O tempo revela o que parece, e muitas vezes não é. Causando surpresas na descoberta. O tempo desdobra-se em muitas horas para nos fazer esquecer e agi solitário na tarefa de não nos deixar lembrar. O que o tempo não lembrava, é que ele poderia ser vítima do seu próprio esquecimento.

Dessa forma a mostra fotográfica “Contrariando o Ego em meio à Dúvida do Tempo”, desenvolve-se a partir da criação de seis ambientes distintos, entre trabalhos de fotografia, instalação, objetos, Videdoc.Arte, que sugere por um passeio por caminhos que dialogam a todo instante com o visitante. “É difícil não se questionar e refletir em contato com obras que a todo momento conversam com o público, fazendo com que ele saia da zona de conforto, ou com que se entregue às obras, sendo uma extensão das mesmas, doando o seu tempo que passa a integrar o tempo da mostra”,  revela Salmeron.

Os materiais utilizados para compor a expografia são os mais diversos, partindo da matéria prima principal – a fotografia, que se entrelaça a outros suportes como a madeira, vidro, papel, papel seda, tecido, barbantes, espumas que foram manipulados para dar forma às apropriações artísticas. Desse conjunto surgem as séries que serão apresentadas ao público. As obras estão nomeadas da seguinte forma:

01 – Contrariando o Ego em Meio à Dúvida do Tempo
Conjunto de quatro imagens em tamanho 50 x 70, com moldura.

02 – Tempo Fingido
Sequência de 22 quadros em 10 x 15, que fazem alusão aos cartões postais.

03 – O Descanso do Rei
Série de quatro imagens reflexivas em torno da figura icônica do Rei e sua majestade.

04 – Vídeoinstalação “Em meio ao Tempo o Ego”
Vídeoinstalação que ocupa todo um ambiente do chão à parede, com objetos que simbolizam o tempo e o ego, cujo intuito é familiarizar o visitante em meio às perturbações presentes na atmosfera do lugar.

O5 – Fábulas do Tempo
Conjunto de álbuns de fotografias antigas manipulados de forma lúdica e participativa. O Tempo Arrependido e o Tempo Ocioso, libertam as palavras e as cores em uma explosão de impulsos.

06 – Hemisféricos – Em meio às diferenças, o encontro.
Série de 12 imagens em formato copião que são unidas por linhas que se encontram em meio às diferenças.


Serviço:
Mostra Fotográfica – Contrariando o Ego em meio à Dúvida do Tempo, de Fábio Salmeron
Abertura: 02 de setembro, às 18h30
Visitação: 03 à 15 de setembro, das 9h às 19h
Local: galeria Canizares – Rua Araújo Pinho – Canela – Escola de Belas Artes da UFBA
Visita guiada e bate-papo com o artista: 09 de setembro, às 16h.
Entrada: grátis
Contato: Fábio Salmeron – 71. 9212.0888 (Tim) / 8624.2625 (Oi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário