28/08/2015

ORQUESTRA PLÁSTICA DO NEOJIBA NO FRONTEIRAS BRASKEM DO PENSAMENTO


O público da conferência do filósofo francês Luc Ferry no Fronteiras Braskem do Pensamento terá a oportunidade de assistir a uma apresentação de instrumentistas do NEOJIBA utilizando instrumentos fabricados a partir do cano de PVC
O público da conferência do filósofo francês Luc Ferry, no próximo dia 16 de setembro, no Teatro Castro Alves, poderá assistir a uma apresentação de peças da música orquestral com o tema do meio ambiente, executada por instrumentistas do programa NEOJIBA. Neste concerto, eles utilizarão instrumentos sinfônicos fabricados com plástico PVC. A formação, especialmente pensada para o evento, terá um piano, instrumentos de cordas, violinos e violas.
Os instrumentos de PVC são construídos pelo projeto Orquestra Plástica do NEOJIBA, de desenvolvimento e difusão de uma tecnologia social inovadora e que capacita jovens de Salvador e do interior da Bahia a produzirem seus próprios instrumentos a partir do cano de PVC.
O projeto teve início em 2014, com a instalação de duas unidades de lutheria, uma em Salvador e outra em Angical, pequena cidade do oeste baiano, onde mora o jovem maestro da Filarmônica Filhos do Oeste, Natan Paes, que criou os primeiros protótipos de instrumentos de cordas feitos a partir do cano de PVC. O projeto também foi responsável pela formação de seis jovens luthiers e pela produção de 46 violinos e violas com essa tecnologia. O projeto conta com o patrocínio da Braskem e do Governo do Estado da Bahia, através do Fazcultura.
Exposição Orquestra Plástica
No foyer do TCA, a partir de 16/09, será aberta uma exposição sobre o processo de pesquisa dos instrumentos desenvolvidos pelo Projeto Orquestra Plástica do NEOJIBA. As oficinas capacitam jovens na tecnologia e em princípios do ofício de lutheria e contribuem para facilitar o acesso de crianças e adolescentes baianos a instrumentos sinfônicos, uma vez que os fabricados com plástico PVC podem ser feitos por qualquer pessoa que domine a técnica e ainda são mais resistentes do que os tradicionais. A exposição, que fica em cartaz até o dia 04 de outubro, apresenta 16 painéis que mostram o processo de pesquisa e confecção dos instrumentos, além de expor protótipos de violino, viola e violoncelo, formas e os utensílios utilizados no decorrer do ofício.
Para a Braskem, patrocinadora do projeto, o fomento à formação musical através da reutilização do plástico PVC é uma ideia inovadora que merece destaque no portifólio de suas ações sociais, cujo propósito é melhorar a vida das pessoas através das soluções sustentáveis do plástico e da química.
SOBRE O FRONTEIRAS DO PENSAMENTO
O Fronteiras do Pensamento é um projeto cultural múltiplo que propõe uma profunda análise da contemporaneidade e das perspectivas para o futuro. Temas, ideias e personalidades que moldam o nosso tempo ocupam o palco do Fronteiras, que tem como valores básicos o pluralismo das abordagens e o rigor acadêmico e intelectual de seus convidados. Em seus nove anos de existência, o Fronteiras do Pensamento conta com mais de duas centenas de conferências internacionais realizadas para milhares de espectadores, servindo como plataforma para a geração de filmes de curta e média metragens, séries de livros e fascículos educacionais, além de diversas outras publicações nas diferentes áreas contempladas. O conhecimento e as ideias também estão acessíveis ao grande público através do portal www.fronteiras.com, que oferece centenas de vídeos – com legendas em português, espanhol e inglês –, além de artigos, notícias e entrevistas para refletir, comentar e compartilhar.
SOBRE A EDIÇÃO SALVADOR
O Fronteiras Braskem do Pensamento conta com o patrocínio da Braskem e do Governo da Bahia, através do Fazcultura com realização da Telos Cultural e Caderno 2 Produções Artísticas. Nesta série especial de Salvador, a Braskem apresentou em maio a conferência de Manuel Castells, sociólogo espanhol; em setembro Luc Ferry, filósofo francês e ex-ministro de Educação da França; e em outubro Contardo Calligaris, escritor e psicanalista italiano. “É muito gratificante para a Braskem poder proporcionar ao público baiano a oportunidade de compartilhar o conhecimento de grandes pensadores contemporâneos, fomentando a reflexão e o debate sobre temas relevantes para a sociedade. Esta é uma forma de contribuirmos para a construção de consciência e para o desenvolvimento humano”, destaca Helio Tourinho, diretor de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário