29/09/2015

Especialistas abordam câncer infanto-juvenil em Jornada Dourada




Encontro faz parte da Campanha Setembro Dourado, que alerta para a importância do diagnóstico precoce da doença que mais mata crianças e adolescentes


Estudantes e profissionais da área de Saúde estão convidados a participar da Jornada Dourada, que será realizada nessa quarta, 30, no auditório do Hospital Santa Izabel, das 9h às 16h. A iniciativa faz parte do pacote de ações promovido pela Santa Casa da Bahia, Grupo de Apoio à Criança com Câncer da Bahia (GACC-BA) e Hospital São Rafael, em prol da campanha Setembro Dourado, que tem o objetivo de chamar atenção para a importância do diagnóstico precoce nos casos de câncer entre crianças e adolescentes. O acesso é gratuito e não é necessária inscrição prévia.

A programação conta com diversos especialistas no assunto, que abordarão o relevante papel das casas de apoio, a história da oncologia pediátrica na Bahia, o transplante de medula óssea na criança e no adolescente e outras questões ligadas à doença que, quando descoberta precocemente, pode ser curável em até 70% dos casos.

Mas o câncer continua sendo a enfermidade que mais mata crianças e adolescentes de um a 19 anos de idade no Brasil, em função do diagnóstico tardio e da falta ou dificuldade de acesso ao tratamento imediato. Pais e profissionais da área de assistência devem estar atentos aos sintomas, muito similares aos de outras doenças comuns na infância. Palidez, perda de peso, hematomas, febre, tosse persistente, dor de cabeça e vômito também podem ser sinais de câncer infantojuvenil.

“A mobilização é também uma forma de sensibilizar as autoridades governamentais e, em especial, o Ministério da Saúde, sobre a necessidade de políticas públicas direcionadas a facilitar o diagnóstico precoce e propiciar a criação de novos centros de tratamento, que ainda são insuficientes no País”, explica Roberto Sá Menezes, provedor da Santa Casa da Bahia e presidente do GACC-BA.

Serviço
O quê: Jornada Dourada
Data: 30 de setembro de 2015
Horário: 9h às 16h
Local: Hospital Santa Izabel - Praça Conselheiro Almeida Couto, nº 500. Nazaré.
Entrada gratuita
Mais informações: 2203-8597/9662 (Santa Casa da Bahia) /3399-2086 (GACC-BA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário