29/09/2015

Salvador recebe um novo espaço cultural, o TEATRO DA CIDADE



 Localizado no Villa Campus de Educação, na Avenida Paralela, o local será inaugurado oficialmente em cerimônia programada para 02 de outubro.

Imagem inline 1

Nesta sexta-feira, 2 de outubro, será entregue à comunidade baiana o TEATRO DA CIDADE, um novo e moderno espaço de arte, cultura e entretenimento. Um projeto contemporâneo que integra o Villa Campus de Educação, localizado na Avenida Paralela, em Salvador. Com direção artística de Andréa Elia, o local será inaugurado com uma cerimônia envolvendo música, teatro e poesia. Neste dia, às 19h, acontecerá um encontro de artistas locais, com destaque para a presença do ator João Miguel - premiado em Cannes, com participação em peças, filmes e novelas brasileiras - apresentações da cantora Ana Mametto com o multi-instrumentista Yacoce Simões, além dos atores Ricardo Bittencourt e Cyria Coentro, conhecidos pela atuação no grupo Los Catedrásticos. Cyria Coentro foi premiada como a melhor atriz de 2015 pelo Prêmio Braskem de Teatro. A cerimônia para convidados vai reunir autoridades, classe artística, imprensa, formadores de opinião e colaboradores.

TEATRO DA CIDADE, que recebeu investimentos na ordem de R$2 milhões, ocupa uma área total de 490 m² e comporta 260 espectadores em uma plateia única, além de estrutura com mecanismos cênicos de alto padrão, com destaque para a iluminação e sonorização acústica. O palco, em estilo italiano, está projetado com área total de 100 m², pé direito de cinco metros, boca de cena de cinco metros, largura de 12 metros e com profundidade de seis metros.

O equipamento é um espaço versátil, que permite receber peças teatrais, shows, palestras, oficinas e workshops, oferecendo ainda um foyer capacitado a receber exposições de artes visuais e lançamentos de livros. “O espaço pretende ocupar sua pauta com temporadas de espetáculos em turnê nacional e também receber e valorizar os artistas locais proporcionando uma rotatividade de peças do centro da cidade à Paralela, integrando uma nova área da cidade ao circuito cultural”, reforça Andréa Elia.

Para comodidade do público, o local oferece vagas de estacionamento próprio, segurança e acessibilidade. Na parte interna, assentos para obesos e espaços reservados para cadeirantes, com visão clara e favorável em qualquer ponto da plateia. O backstage é formado por dois camarins. O público terá acesso à compra antecipada de bilhetes através da parceria com a empresa Compre Ingressos, referência de comodidade e segurança.

Segundo a sócia-diretora do Villa Campus de Educação, Viviane Brito, além da instituição de ensino ter um ambiente próprio para realizar formaturas e outros eventos acadêmicos, vai oferecer para a comunidade um novo point cultural. “A missão de educar se amplia além das nossas famílias, contribuindo para a construção de uma nação mais afinada aos novos conceitos de educação. Salvador é uma cidade que expressa de forma natural a sua cultura, a alegria é presente nas mais variadas formas de expressão. Por isso, tivemos a ideia de batizar o local como ‘TEATRO DA CIDADE’, ratifica Viviane Brito.  

O teatro já está sendo utilizado para a formação diferenciada dos alunos do Villa através das oficinas ministradas pela professora, atriz e diretora Andréa Elia, em parceria com o Curso ATO, que visam potencializar a criatividade dos estudantes e a capacidade de expressar emoções, valorizando ideias e pensamentos. Em 2016, as aulas serão estendidas a jovens, crianças e adultos, e também para o público externo, com a realização de palestras e workshops com profissionais de diversos campos do conhecimento. “Desejamos atuar junto à nossa cidade como agentes de educação, contribuindo para a formação de indivíduos cada vez mais sensíveis aos benefícios da arte”, finaliza Viviane Brito, sócia-diretora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário