Teatro, audiovisual, dança, exposições, festivais, mostra de cinema, oficinas, debates e feiras de economia criativa. É o que o mês de outubro reserva para a programação cultural de diversos territórios de identidade da Bahia. As ações têm apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA), Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).
Iniciando a programação, entre os dias 01 e 12 acontece a 8ª FENATIFS – Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana. O FENATIFS realiza atividades formativas, apresentações de espetáculos convidados e de espetáculos selecionados através de edital, compreendendo as seguintes categorias: Mostra Nacional, Mostra Interior do Nordeste, Mostra Jovens Talentos e Mostra Talentos Mirins. Para mais informações, acesse: www.ciacucadeteatro.com.br
Na Jam na Feira, desde agosto, são apresentadas as canções da música popular nordestina em shows musicais nas feiras-livres de 14 municípios do Território de Identidade da Bacia do Jacuípe. Em outubro, dia 03, a Jam acontece em Capela de Alto Alegre e, dia 05, em Várzea da Roça. Mestres populares e os demais artistas de cada cidade, sendo acompanhados por instrumentistas contemporâneos em um power trio, composto por bateria, baixo e guitarra.
O Samba de Viola "Machete" do Recôncavo Baiano prevê a continuidade do processo de revitalização da feitura artesanal da viola "machete", além de um mapeamento etnomusicológico e produção de registros audiovisuais em torno dos detentores ainda vivos do saber tradicional da prática dessa viola – os mestres violeiros-sambadores. Este é um instrumento musical fortemente associado à prática do Samba Chula, ou Samba de Viola, que é uma das modalidades mais raras do Samba de Roda do Recôncavo. O lançamento do projeto será no dia 03, na Casa de Samba de Santo Amaro.
O show de Lançamento do CD Nação Mameluco do compositor, cantor e instrumentista Gil Camará acontecerá no Teatro Eva Herz, em Salvador no dia 03. Em seguida, dia 07, o mesmo projeto realiza um bate papo musicado com o artista.
Em Salvador, o projeto Visita Guiada Virtual, realiza a produção de um vídeo documentário com dez minutos de duração, sobre dez museus, mostrando o imóvel onde se encontram instalados, salas expositivas e parte do acervo. O documentário será apresentado no dia 15 para a Diretoria de Museus/IPAC.
O show do Coletivo Plugado na Rede acontecerá dia 17, na Praça Tereza Batista, no Pelourinho, em Salvador. O projeto prevê produção, gravação, mixagem, masterização, de quatorze músicas inéditas; um show de lançamento; um bate-papo musicado sobre as dificuldades dos músicos independentes e 500 cópias do CD Coletivo Plugado na Rede; e uma coletânea da nova geração de compositores baianos que ainda não gravaram CD e estão em destaque em suas cidades, buscando espaço no mercado musical de seu estado.
Entre os dias 15 e 20, o pátio da Igreja Católica no município de Serra do Ramalho recebe o projeto Cordel: a Poesia Encantada do Sertão, que compreende diversas ações relacionadas ao universo da poesia popular: exposição de cordel, formação de professores, encontro sertanejo de cordelistas. Além disso, inclui palestras, debates, saraus, declamações, cantorias, sessões narrativas de histórias autorais e populares, apresentações teatrais e de encenação do grupo de cavalhada Imperador Carlos Magno. Para mais informações, acesse: www.cordelpoesiaencantada. blogspot.com.br
O município de Brejões será sede do lançamento dos catálogos Casarões do Vale: História, Patrimônio e Arte, dia 23. O projeto pretende dar visibilidade ao patrimônio arquitetônico e à história de municípios do Território do Vale do Jiquiriçá, através de análise da arquitetura de casarões e da memória coletiva em torno desses espaços como lugares importantes de memória, resultando na produção desse catálogo que contribuirá para a preservação da história regional, incentivando a preservação e valorização do Patrimônio Material.
Dia 24, às 19h, acontece o projeto Dois Dedos de Proza e Meia Dúzia de Versos no auditório municipal Ivonete Dias, na cidade de Maracá, e que contará com um momento literário com poeta Carlos Ribeiro, um momento musical com Júlio Lucas e leitura dramática com o grupo Concriz.
Vitória da Conquista receberá a Mostra Cinema Conquista, com exibições de filmes nacionais de longas e curtas-metragens, produzidos nos últimos dois anos, bem como a realização de conferências, oficinas audiovisuais, lançamentos de livros, debates, exposições e atividades culturais, com acesso gratuito para a população local, regional e de outras localidades. A abertura da Mostra será no dia 04, às 19h, no Centro Glauber Rocha de Educação e Cultura. A programação segue até o dia 09 e compreende 10 Escolas Municipais e o Teatro Glauber Rocha/UESB.
Já entre os dias 23 a 01/11, Salvador recebe o Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia - FIAC BAHIA, que apresentará uma mostra composta por espetáculos internacionais, nacionais e locais, com estéticas variadas, compondo um recorte panorâmico da produção contemporânea. Também haverá uma programação paralela com oficinas, bate-papos, palestras, formação de platéia e ações complementares voltadas para o desenvolvimento das artes cênicas, incentivando os encontros, a reflexão, novas idéias e trocas diversas. O festival será realizado nos diversos teatros da capital e abertura no dia 23 está prevista para as 19h, no Teatro ICBA.
Já de dia 28 a 05/11 tem o Panorama Internacional Coisa de Cinema, no Espaço Itaú de Cinemas Glauber Rocha, em Salvador e no Cine Teatro Cachoeirano, em Cachoeira. O evento conta com uma programação diversa com competição para filmes nacionais (longas e curtas); competição para filmes baianos; competição para curtas internacionais; mostra não competitiva de filmes nacionais e internacionais; homenagem a Carlos Reichenbach; sessão Animage (festival mundial de animação); debate com diretores, atores, jornalistas e críticos de cinema da Bahia e do Brasil com a presença de curadores e programadores internacionais; oficinas; e trabalhos especiais com escolas.
O Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, será sede, no dia 31, do projeto itinerante - Interação Danças Urbanas que visa fortalecer iniciativas culturais através das danças ligadas a cultura Hip-Hop nas cidades de Simões Filho, Feira de Santana, Santo Estevão e Juazeiro. Promovendo workshops, bate-papos, intercâmbio artístico e a realização de festivais. No mesmo dia, na Livraria Cultura em Salvador e livrarias online, será realizado o projeto 10 lendas dos Orixás, uma publicação animada contando as lendas das entidades.
Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito publico ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br
Territórios de identidade - Com o objetivo de identificar prioridades temáticas definidas a partir da realidade local, possibilitando o desenvolvimento equilibrado e sustentável entre as regiões, o Governo da Bahia passou a reconhecer a existência de 27 Territórios de Identidade, constituídos a partir da especificidade de cada região. Sua metodologia foi desenvolvida com base no sentimento de pertencimento, onde as comunidades, através de suas representações, foram convidadas a opinar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário