29/10/2015

Caravana CPCV exibe curtas metragens de cineastas baianos



Projeto itinerante chega passa por cinco centros de cultura em Salvador e Região Metropolitana.


Com intuito de promover a difusão do cinema local, a Caravana Circuito Popular de Cinema de Vídeo, projeto itinerante que exibe filmes em espaços culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), leva os curtas-metragens baianos Navegantes e Caçadores de Saci, de Sofia Federico Roupas no Varal e Devolução 24h, de Maurício Lídio ao Centro Cultural Plataforma e ao Espaço Cultural Alagados no dia 03 de novembro, às 15h e 18h, respectivamente. A sessão também acontece no dia 10, às 15h no Cine Teatro Lauro de Freitas e às 18h na Casa da Música, em Itapuã. O projeto encerra a mostra no dia 17, às 15h, no Cine Teatro Solar Boa Vista, no bairro do Engelho Velho de Brotas. A entrada é franca em todas as exibições.

Em Navegantes (2015), Arizelador da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, é um fiel devoto do Nosso Senhor Bom Jesus dos Navegantes. Todo ano ele conduz a imagem na Galeota Gratidão do Povo, uma tradição iniciada pelo seu bisavô. Nesse ano em especial, Ari está triste: deveria passar seu posto de condutor da galeota para o filho Tadeu, mas como o rapaz é deficiente físico, sua participação não é autorizada.

O filme Os Caçadores de Saci (2005) faz referência ao folclore brasileiro através da chácara da pacata família de Onofre, que vem sendo assombrada pelo saci: a pipoca não arrebenta, o ovo não choca, o leite sempre azeda, o feijão vive queimando na panela, entre outros estranhos acontecimentos.

O documentário Devolução 24h (2010)de Maurício Lídio e Leonardo Parente, coleta depoimentos de donos de algumas locadoras de vídeo remanescentes na atualidade e leva o espectador a conhecer histórias e fatos que levaram esses espaços que marcaram época praticamente à extinção.

A trama Roupas no Varal (2010), adaptação do conto de Luiz Ruffato narra a história de Lalado, um rapaz sonhador e ingênuo, mas como outro qualquer, que sonha em ter um bom emprego um carro e em encontrar a mulher dos seus sonhos, Diolinda, paixão de infância que ele não sabe, mas está prestes a reencontrar.   

Circuito Popular de Cinema de Vídeo (CPCV) – É uma iniciativa que promove o cineclubismo nos Espaços Culturais da SecultBA. Em 2014, 5.471 pessoas fizeram dos Espaços sala de cinema nas mostras temáticas mensais que contemplaram temas como diversidade, futebol, cultura negra, política, cinema infantil, literatura e culturas populares, além de diversas parcerias com a Bienal da Bahia, evento que mobilizou a cena cultural no Estado em várias modalidades artísticas.

Espaços Culturais da SecultBA - A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador -  Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados - e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturaisbahia.org

Caravana Circuito Popular de Cinema de Vídeo
Quando: 03 de novembro
= Centro Cultural de Plataforma: 15h
= Espaço Cultural Alagados: 18h

Quando: 10 de novembro
Cine Teatro Lauro de Freitas: 15h
= Casa da Música: 18h

Quando: 17 de novembro
= Cine Teatro Solar Boa Vista: 15h

Quanto: Grátis

Mais informações: 71 3103-3278

Nenhum comentário:

Postar um comentário