02/10/2015

II Festival LEM Gastronomia começa no oeste baiano



Fotos: Gabrielle Ferreira / Div.

Primeiro dia de evento contou com mais de 20 atividades, entre taçada de Goiás, aula de sushi, oficina de alimentação sem glúten, apreciação de cafés especiais e pratos gourmet com ingredientes regionais


Nesta quinta-feira (01), o Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida, em Luís Eduardo Magalhães, foi o palco para a abertura do II Festival LEM Gastronomia. No primeiro dia, o evento abriu as portas para receber o público apresentando mais de 20 atividades gratuitas, entre aulas-show, oficinas técnicas, taçadas, palestras, além de atrações culturais. O público teve a oportunidade interagir com os chefs vindos de outros estados e degustar pratos, como o Leitão à Mimoso do chef Alício Charoth (Salvador) e a taçada preparada pelo chef Gilmar Borges (Goiás), no espaço cozinha do interior.

Quem visitou o Festival, neste primeiro dia, pode participar aula de sushi, oficina de alimentação sem glúten, apreciação de cafés especiais, defumação de alimentos, tendo a possibilidades apreender a preparar pratos gourmet com os produtos da própria cidade. Para a chef Rosa Gonçalves, realizadora do LEM Gastronomia, o Festival tem a proposta de valorizar a gastronomia de raiz, os ingredientes regionais e a produção familiar.


Nesta edição os organizadores prepararam um desafio para os participantes do evento. Todos os chefs e profissionais da área devem utilizar no mínimo 80% de ingredientes produzidos na região para compor as suas receitas. O desafio é uma forma de incentivar e agregar valor aos produtos  regionais de Luís Eduardo Magalhães, como castanha de baru,  pequi, pescados e produtos defumados, salames, queijo colonial, além das hortaliças, frutas e verduras.

"Reunimos umas das maiores riquezas do município: a gastronomia de raiz, a agricultura familiar, a produção de alimento, os projetos de economia solidária, além das manifestações culturais. Todos juntos, em um único lugar. O Festival integra a comunidade e este ano ele está ainda mais fortalecido. Por isso,  ampliamos o número de aulas e tachadas que serão feitas por pessoas da cidade e chefs vindos de outros estados, tendo mais de 60 atividades gratuitas disponíveis", ressalta Rosa.

Durante a abertura, o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, expões a satisfação em realizar um dos maiores eventos de gastronomia do estado. Para o gestor o Festival é um investimento para a cidade. "Para mim não é um custo é um investimento o município. Pois é muito importante difundir a cultura gastronômica da nossa cidade para todo o país. Todos ganham com o evento desde os pequenos produtores aos restaurantes, hotéis e as cadeias econômicas do município", afirma o prefeito.

Sobre o evento

O Festival é uma realização da Escola de Gastronomia Rosa Gonçalves e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães e movimentará a economia do município. É grande a expectativa nos setores que estão sendo mobilizados para participarem do evento a exemplo de agricultores familiar, piscicultores, associações e cooperativas, pequenas empresas produtoras de alimentos, restaurantes, bares e delicatessens que participarão do evento que este ano espera um público de 12 mil visitantes.

EVENTO

II Festival LEM Gastronomia

Data: 01 a 04 de outubro de 2015
Local: Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida, em Luís Eduardo Magalhães
A inscrição são gratuitas e devem ser realizadas no site do próprio Festival: www.festivallemgastronomia.com.br.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário