26/10/2015

PROJETO DE SALVADOR É VENCEDOR DE PRÊMIO NACIONAL




O projeto promove práticas de esportes adaptados entre os frequentadores de shoppings, como futebol de olhos vendados e corrida de cadeira de rodas.

O projeto Experimentando Diferenças foi criado em Salvador em 2013 com a proposta de promover em uma arena de 130 m2 práticas de esportes adaptados entre os frequentadores de shoppings. Após uma primeira etapa na capital baiana e viajar por outras cidades em todo o país, acaba de ser escolhido, entre 350 inscritos do Brasil inteiro, vencedor do Prêmio CAIXA Melhores Práticas em Gestão Local. O resultado saiu agora em outubro e utras 19 práticas foram premiadas.

Para se ter uma ideia de como a premiação é importante, ela é inspirada no Prêmio Melhores Práticas da ONU-HABITAT, e busca reconhecer e valorizar experiências bem sucedidas e que melhoram a qualidade de vida das pessoas. Com a vitória, o Experimentando Diferenças será inscrito em diversos prêmios nacionais e internacionais que tenham relação com o tema, com destaque o concurso da ONU, que acontecerá em Dubai.

“Tivemos a ideia de criar o projeto durante as Paralimpíadas de Londres. Ao retornar para Salvador, colocamos tudo em prática e tivemos a experiência inicial em um shopping local que foi muito bem sucedida. Inclusive, já realizamos outra excelente temporada aqui”, conta Fernando Rigo, idealizador. Rigo afirma que o objetivo sempre foi promover a inclusão, divulgar a importância dos esportes adaptados e dos atletas para todo o Brasil e de conquistar uma torcida forte para os jogos do Rio ano que vem. “Precisamos de uma torcida à altura do talento dos nossos paratletas reconhecidos no mundo inteiro e total respeito em se tratando das pessoas com deficiência. Estar entre os 20 campeões dessa premiação é uma honra, pois é um reconhecimento do trabalho que nos inspira a seguir em frente. Isso é muito mais do que sonhamos quando tudo começou”, celebra.

Atletas, ex-atletas e paratletas renomados, como Arthur Zanetti, Fernando Fernandes, Robson Caetano, Flávio Canto, Lais Souza, Daniel Dias, Terezinha Guilhermina e Ricardinho Alves, o Messi do futebol para cegos, já participaram de edições do evento. E quem apoia o projeto é a nadadora baiana Verônica Almeida, que em agosto deste ano levou bronze no Parapan de Toronto e é promessa de pódio nos jogos do próximo ano. “Essa vitória é um motivo de orgulho muito grande pra mim e para todos dessa cidade linda e cheia de talentos em todos os segmentos. Conheço e faço parte do Experimentando Diferenças desde o início porque compartilho com o ideal de divulgar os esportes adaptados, promover a inclusão e de conquistar uma torcida forte para os jogos do Rio ano que vem. Quando muitos pensaram que era impossível, encontrei minha saída através da natação e hoje já conquistei muitas vitórias. Torço demais para que essa história vá longe e ainda para o sucesso de todos nós nos Jogos Paralímpicos de 2016”, afirma.

O projeto - O Experimentando Diferenças está em sua 30ª etapa e passou por 20 cidades diferentes. 130 mil pessoas já praticaram esportes adaptados como corrida e basquete em cadeira de rodas e futebol às cegas na arena cenográfica. A iniciativa conta com chancela do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e o patrocínio exclusivo da CAIXA Loterias. Para conhecer melhor o trabalho, acesse a revista virtual: http://issuu.com/fernandorigo/docs/revista_ed_para_site-2

Nenhum comentário:

Postar um comentário