04/10/2015

PROJETO REPARTIR NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA, LANÇA SUA PROGRAMAÇÃO COM AS AÇÕES DO OUTUBRO ROSA



Outubro é considerado o mês de luta contra o Câncer de Mama no mundo todo e o Projeto Repartir abraçou a causa. Durante todo o mês serão promovidas atividades de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Mama, além de incentivar a arrecadação de fundos em prol do NASPEC – Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer -, uma instituição de Salvador que recebe pessoas carentes vindas do interior da Bahia durante a realização do tratamento de diversos tipos de câncer.

Na ação de conscientização, o público poderá conferir as exposições fotográficas “Toque de Vida” (de 01 a 15 de outubro) e “Toque de Amor” (de 16 a 31 de outubro), ambas clicadas pelo fotógrafo Marcus Claussen, e um Stand com pessoas capacitadas esclarecendo sobre a doença através de panfletos informativos e orientações de autoexame (de 16 a 31 de outubro). Todas essas ações, no Shopping da Bahia.

A exposição “Toque de Vida” retrata pacientes que enfrentaram o Câncer de Mama, evidenciando sua superação e a possibilidade de uma vida normal e feliz após a doença. Serão expostas diferentes etnias, idades e situações, (como a presença de um homem – para alertar que homem também pode ter câncer de mama).

A exposição “Toque de Amor” retrata pacientes que engravidaram durante ou após o tratamento do Câncer de Mama, ou tinham filhos pequenos ao serem diagnosticadas com a doença, evidenciando a relação doença X maternidade.

Para arrecadar recursos em prol do Naspec, o Projeto Repartir também promoverá o Show Pink October Floyd (Tributo a Pink Floyd), com Luiz Caldas e Banda Spectro. O show acontecerá no dia 01 de outubro, no Teatro Casa do Comércio. E alguns itens personalizados com a marca Outubro Rosa, como camisetas,  bloquinhos, canetas e lápis estarão à venda.

Informações sobre Câncer de Mama: (Dados do INCA)

• 5-10% dos tumores de mama envolvem fatores hereditários;

• É uma das causas de morte mais comuns entre as mulheres de 35-54 anos;

• Câncer de Mama em homens representa mundialmente 1 a 2% dos casos em relação às mulheres;

• Por ano, no Brasil, em torno de 57.120 (2014 - INCA) novos casos de tumor de mama são diagnosticados e 13.345 óbitos previstos, sendo 120 homens e 13.225 mulheres (2011 - SIM)

• 51 mulheres em cada 100 mil serão diagnosticadas com Câncer de Mama ao longo de suas vidas.

O que é Outubro Rosa? Movimento, criado em 1997 nos Estados Unidos, para fomentar ações de conscientização da importância do diagnóstico precoce do câncer de Mama. Tornou-se o mês oficial de luta contra o Câncer de Mama em todo mundo.

Em Salvador, o movimento é encabeçado, desde 2006, pelo NASPEC – Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer, com o apoio da FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), pioneira em ações desse sentido no Brasil.

NASPEC - http://noticiasnaspec.blogspot.com.br/ Tel: 3261-0643

Criado oficialmente em 1996, o Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer-NASPEC presta apoio aos pacientes oncológicos dos 416 municípios da Bahia durante o seu tratamento na capital, que precisam de um teto durante o tratamento oncológico.

A Entidade conta com uma infra-estrutura com 72 leitos hospitalares em enfermarias equipadas para internação, suporte para os cuidados paliativos, enfermarias, refeitório, copa, cozinha, acomodações para acompanhantes, salas de capacitações, consultório médico, fisioterapia, psicologia, serviço social, enfermagem, fonoaudiologia, além de atividades de Yoga, massoterapia, acupuntura, entre outros.

A missão do NASPEC constitui atender a toda demanda de pacientes dos 416 municípios, lamentavelmente sem diagnóstico precoce e atuando junto à todos os segmentos da sociedade o ano inteiro realizando palestras de conscientização e preparando agentes comunitários da Bahia inteira no sentido de aumentar o diagnóstico precoce de câncer.

PROJETO REPARTIR - www.facebook.com/projetorepartir

Criado em 2007, o Projeto Repartir é um grupo que tem como objetivo reunir  pessoas que tenham interesse em fazer ações solidárias, seja com trabalho voluntário ou na doação de recursos. Atualmente, o Projeto Repartir tem realizado diversas ações e palestras com o objetivo de informar à comunidade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário