Almério (PE), ChicoCorrea & EletronicBand (PB),
CouttoOrchestra (SE),
Gaspar
(SP) e SandyAlê (SE) concorrem ao patrocínio do Natura Musical,
em
campanha no portal do programa, de 5 a 30 de outubro
Desde 2005, todos os anos, a
Natura convida especialistas do meio musical para ouvir, avaliar e selecionar
os artistas que buscam o patrocínio dos editais do Natura Musical, programa que
atualmente ocupa papel importante na renovação da música brasileira, com o
lançamento de álbuns e turnês de artistas em diferentes estágios da carreira. Neste
ano, a categoria dedicada à revelação de novos talentos do edital nacional contará
com o voto popular. De 5 a 30 de outubro, o público poderá participar da
escolha dos projetos que vão receber patrocínio para gravação do primeiro ou
segundo disco da carreira e shows de lançamento.
Serão contemplados dois artistas
ou bandas entre cinco projetos indicados pelos especialistas, previamente
selecionados entre 252 inscritos. A comissão responsável pela indicação dos
cinco nomes contou com a participação de produtores, jornalistas e críticos
musicais de todo o País. O resultado será anunciado dia 4 de novembro.
Em
dez anos, o Natura Musical já passou por várias transformações, acompanhando a
revolução do mercado musical iniciada com a chegada do Itunes ao Brasil, em
2004. “Do nosso ponto de observação, patrocinando mais
de 1000 shows e 270 projetos que deram origem a CDs, filmes, livros e outros
produtos culturais nesses 10 anos, percebemos o engajamento cada vez maior do
público com a produção e consumo de música brasileira. Isto nos motivou
a buscar sua opinião sobre importantes escolhas que vamos fazer neste ano. Por
outro lado, vemos muito valor em contar com nomes importantes da música
brasileira para nos ajudar a apontar caminhos para esta escolha, por isto
apostamos neste formato que junta avaliação de excelência artística e gosto
pessoal”, explica Fernanda Paiva, Gerente de Marketing Institucional da Natura.
A
votação será na plataforma online do programa (www.naturamusical.com.br), que vai publicar vídeos
inéditos dos concorrentes a partir de 30 de setembro. Conheça os artistas:
CouttoOrchestra
(SE)
Com criatividade, personalidade e enorme presença de palco, a banda
mistura elementos da música brasileira, ritmos tradicionais do Nordeste, ritmos
de outras partes do mundo e elementos de eletrônica. Originária de um estado
com pouco espaço no mapa da música brasileira, a Coutto é o retrato de uma cena
interessante e ainda pouco conhecida, analisa a comissão de especialistas do
Natura Musical.
Formada em 2010, a “micro-big band” faz a fusão da cultura DJ com gêneros
regionais como o maracatu de brejão, a taieira e o forró, criando um caldeirão
sonoro de melodias cativantes. No palco, linkam aparatos tecnológicos à
sanfona, percussão, sopro e voz.
O primeiro disco oficial da CouttoOrchestra, Eletro FUN farra, foi
lançado em 2013. O álbum reúne os elementos que abriram as portas para a banda
e apela para uma batida forte, fruto de uma pesquisa dedicada aos ritmos que
marcam o pulso da aldeia global.
SandyAlê
(SE)
Com timbre original e um forte sotaque local, que dá profundidade às
palavras que canta, SandyAlê envolve o público com performance irretocável,
segundo a comissão de especialistas do Natura Musical. Sua música tem ares
regionais com influências do reggae, dub, música brasileira, francesa e
africana, com letras contemporâneas e arranjos delicados, como na combinação de
sanfona com slide guitar, de “A Fila”.
A intérprete e compositora nasceu em Aracaju (SE), canta desde menina e,
mesmo com a timidez que desaparece no palco para mostrar um admirável orgulho
de ser o que é, transitou nas tribos do surf, skate, cantou em bandas de rock e
em trios elétricos de carnaval, até se apaixonar pelo reggae.
Em 2011, foi morar no Rio de Janeiro, em busca do sonho de cantar,
conhecendo de perto a cena boêmia da Lapa. Em 2013, voltou para Aracaju, onde
começou a fazer parte da nova e prodigiosa cena local. No mesmo ano, Sandyalê
gravou seu primeiro álbum "Um no Enxame", produzido por Dudu
Prudente, interpretando canções dos compositores sergipanos Elvis Boamorte,
Rafael Oliva, Dudu Prudente, Kadydja Albuquerque, Guto Carvalho Neto e duas
músicas de sua autoria.
Natura
Musical: 10 anos de valorização da música brasileira
O Natura Musical, programa da Natura de apoio à música brasileira
completa dez anos em 2015, ocupando papel singular no cenário de patrocínio
cultural do país. Com mais de 270 projetos patrocinados, o programa apoiou,
desde 2005, a realização de mais 1130 produtos culturais (mais de mil shows, 89
CDs, 19 DVDs, 17 livros e 5 filmes), e se converteu numa plataforma de
renovação da música brasileira. Hoje proporciona o lançamento de um volume
de novos trabalhos comparável aos principais selos de música brasileira não
orientados exclusivamente pelo mercado, com uma média de 20 discos por ano,
além de patrocinar cerca de 150 shows pelo país, gratuitos ou a preços mais
populares do que o mercado oferece tradicionalmente, no caso de artistas
consagrados.
Em 2015, o
programa prevê o lançamento de aproximadamente 30 discos, com a realização de
suas turnês, de artistas como Tulipa Ruiz, Chico César, Emicida, Gal Costa,
Elza Soares e a nova geração paulista, BNegão, Rodrigo Campos, Filipe Catto,
Mestres Navegantes, entre outros. De acordo com Fernanda Paiva, atualmente é a
maior plataforma de fomento à música no país. “Acreditamos na música como um
importante veículo de comunicação capaz de aproximar as pessoas. Ela tem o
poder de despertar diferentes emoções, de transformar e é isso que queremos
transmitir para o público”, ela explica e ressalta: “a Natura apoia todos os
estilos musicais, em todas as regiões do Brasil”.
O programa patrocina novos talentos,
projetos de preservação de legado e formação musical e artistas
consagrados em momentos emblemáticos da carreira em todo o Brasil, por meio de
diferentes frentes, como os editais públicos, que selecionam projetos de
diferentes formatos e estágios da produção cultural, por meio das Leis Rouanet
e do Audiovisual em todo o Brasil, e da Lei do ICMS em São Paulo, Rio Grande do
Sul, Minas Gerais, Bahia e no Pará; por Seleção Direta, que contempla propostas
adequadas ao conceito do programa e de grande relevância e inovação, sem a
obrigatoriedade das leis de incentivo; e com o festival Natura Musical.
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