25/02/2016

A VIA SACRA DE ALMIRA REUTER: VIA DE DORES E CORES



Exposição, inédita, apresenta as 14 estações do trajeto de Jesus Cristo e abre as comemorações da Semana Santa no Palacete das Artes, em Salvador

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, Palacete das Artes e Brasil Comunicare convidam para a abertura da exposição “A Via Sacra de Almira Reuter”, no dia 15 de março, às 19h, sob a curadoria do renomado artista visual e crítico de arte César Romero. A data foi marcada propositalmente no período da Semana Santa e para celebrar a comemoração dos 70 anos da artista no mês de março.

A ocasião da Semana Santa traz em si um simbolismo que afetou não apenas a esfera religiosa do mundo ocidental, mas influenciou a criação de obras de arte que atravessaram o tempo. Os exemplos se espalham pelo mundo inteiro e na Bahia, várias formas de expressão artística apresentam temas relacionados a essa época do ano, como a última ceia, a via-crúcis, a crucificação ou os momentos imediatamente posteriores à morte de Jesus. A Via Sacra de Almira Reuter mostra diferentes fases do martírio de Cristo, imediatamente anteriores à crucificação, até seu sepultamento em 14 estações.

“A Via Sacra de Almira Reuter” nasceu numa conversa sobre arte entre a artista, o crítico de arte César Romero e a documentarista Renata Rocha, num jantar no bairro da Mouraria, em Salvador. Foi quando César propôs a curadoria para Almira e sugeriu que ela fosse até a feira de São Joaquim para dar um toque baiano. Almira criou sua Via Sacra e conseguiu uma atmosfera amadurecida, com uma Verônica afrodescendente. A artista apresenta os caminhos da passagem de Cristo do pretório de Pôncio Pilatos ao calvário, na maior feira livre da capital baiana, situada entre a Baía de Todos os Santos e Avenida Oscar Pontes, no Comércio.

A mostra, inédita, é composta de 14 quadros em acrílica sobre tela, com medida de 150 x 180 cm, que apresentam as 14 estações da via dolorosa de Jesus Cristo através de uma poética expressionista que reúne as riquezas da cultura afro-brasileira presentes na cultura baiana. A mostra acompanha a projeção de um dvd com imagens das pinturas e narração do César Romero. Além dos quadros que retratam o trajeto de Jesus Cristo, três sentidos humanos são provocados. Visão, audição e olfato são alcançados pela ambientação criada no espaço. A exposição poderá ser visitada a partir de 15 de março, de terça a domingo, no Palacete das Artes (Rua da Graça). A entrada é franca e a classificação é livre.

Sobre a artista:

Almira Reuter de Miranda é uma pintora expressionista autodidata, mais conhecida por Almira Reuter. Mineira de Nanuque, foi criada entre a Bahia e Minas Gerais. Mas foi em Cuiabá que destacou-se como uma das pintoras mais premiadas do Estado do Mato Grosso. Nunca frequentou academia, tampouco estudou técnicas de pintura.

Nos anos 60 mudou-se para Cárceres (MT), depois seguiu para Cuiabá (MT), onde foi reconhecida por apreciadores e críticos de arte de renome como Aline Figueredo, João Spineli e José Serafim Betoloto. No ano 2000, realizou uma exposição individual intitulada “Reminiscências de Cuyabá”, um destaque que ganhou uma tiragem 15 mil cartões telefônicos com as telas da exposição. Foi citada como referência na obra “Incomum” de Jacob Klintowitz.

Realizou exposições no Brasil e exterior, expôs no Itaú Galeria, em Goiânia (GO), em Londres, e participou da Art Expo New York na Ava Galleria. Ganhou reconhecimento em salões de arte e ganhou inúmeros prêmios, entre eles, um prêmio da FUNARTE intitulado “Obras Primas”, do qual teve participação numa exposição na FUNARTE em Brasilia. É pioneira na pintura sobre acetato, uma técnica muito complicada que reluz as pinceladas expressionistas da artista. É como se fosse uma aquarela sobre o tecido.

A artista já experimentou diversas técnicas e materiais como saco de estopa, seda, chitão, filó, barbante, aço, papel, metal, barro, tecido, também fez escultura, instalação, criou bonecos de pano e atualmente vem se dedicando a pintura digital – uma descoberta. Mora em Salvador, onde se inova e traz a luz com o trajeto de Cristo.


SERVIÇO:

Exposição: “A Via Sacra de Almira Reuter”

Curadoria: César Romero

Produção Executiva: Renata Rocha

Local: Palacete das Artes

Endereço: Rua da Graça, 284 – Graça

Abertura: 15 de março de 2016, às 19h

Horário de visitação: de segunda a sexta, das 09 às 18 horas

Tel: (71)3117-6987/6910

Realização: Brasil Comunicare

Visitação: 16 de março a 17 de abril

De terça a sexta, das 13 às 19h / sábado, domingo e feriado, das 14 às 19h

Classificação Livre - Entrada gratuita

Um comentário:

  1. Obrigada pelo grande apoio, que está me dando,e que seu trabalho cada vez mais, alcance a divulgação que merece. Aguardo todos de Salvador da Bahia e do Brasil na minha exposição. Ficarei muito feliz com a presença de todos. Almira Reuter

    ResponderExcluir