29/02/2016

Pena Cal Galeria recebe Dinbox: projeto que reproduz sensações afetivas de designers brasileiros



Fotos: Sérgio Vergara.

Sempre antenada com as tendências da arte contemporânea, a Pena Cal Galeria de Arte, que acabou de completar 15 anos, traz para capital baiana o inovador Projeto Dinbox: uma série limitada de 30 peças que reproduzem sensações afetivas de um time de badalados designers do país.  Salvador é a segunda capital a receber o projeto que foi lançado no Design Weekend, em São Paulo, ano passado. O arquiteto baiano Wagner Paiva assina o layout da exposição que será lançada em um vernissage para convidados no dia 10 março, às 17h.

“Estamos seguindo uma tendência mundial de valorização do Design como arte. É, além de um investimento inédito em Salvador, uma aposta em que a Galeria está fazendo em abrir espaço para que os designers apresentem o lado conceitual e artístico de sua obra, mostrando que arte e design caminham juntos”, revela Eva Pena Cal, galerista. “Os baianos estão se abrindo cada vez mais para arte, vejo que o mercado da arte contemporânea na Bahia vem crescendo a cada ano”, completa.

O projeto coletivo Dinbox foi idealizado a partir de caixas de acrílico com medidas de 20cm x 20cm x 25cm, e reúne nomes como Ronald Sasson, Renata Moura, Zanini de Zanine, Paulo Alves, Domingos Tótora, Flávio FrancoCarol Gay, Rodrigo Almeida e Luia Mantelli. Entre os materiais presentes, estão madeiras maciças, multilâminados, metais, metacrilato e cristais.

“Houve uma grande liberdade. Os trabalhos, inclusive, poderiam ser pensados para ficarem expostos dentro das caixas ou serem utilitários depois de adquiridos. Cada designer trouxe sua ideia e todas se revelaram um pouco de design, um pouco de arte” explica Ronald Sasson, um dos criadores do Dinbox, ao lado de Arbel Reshef.

O Dinbox é um estudo de criatividade somado a um exercício de introspecção. Caixas formam os limites físicos para um grupo que se propôs a extravasar nas ideias e criar peças que remetem a momentos de afeto e arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário