31/03/2016

EXPOSIÇÃO REFORÇA IMPORTÂNCIA DA CAPOEIRA NA CULTURA NACIONAL


“Mestres Vivos da Capoeira” será lançada no dia 06 de abril, no Forte de Santo Antônio Além do Carmo

O legado deixado pela capoeira na história do país vai ganhar documentação com a exposição “Mestres Vivos da Capoeira: em busca da oralidade perdida”, que será lançado no dia 06 de abril, no Forte de Santo Antônio Além do Carmo. O grande foco da exposição é o resgate e salvaguarda da memória de grandes mestres vivos, que detém uma parte relevante da história desta arte em suas vivências.

O projeto se baseia nos relatos de nove dos mais importantes Mestres de Capoeira baianos. Estas histórias resultaram em uma exposição interativa, que visa registrar histórias e experiências vividas por eles e que vem sendo transmitidas pela oralidade e, portanto, com grande risco de perda. A iniciativa reúne a empresária Lila Lopes, Mestre Balão (Ricardo Carvalho) do Instituto CTE Capoeiragem e Henrique Dantas da HamacaProduções.

“A capoeira tem, em seu histórico, desde a perseguição e resistência sofrida pelos negros escravizados no período imperial até sua consagração e expansão geográfica, sendo considerada uma arte completa. Com o passar do tempo, seus saberes foram sendo transmitidos entre gerações, sempre pela oralidade e demonstrações, tendo poucos escritos sobre seus costumes tão enraizados na cultura popular”, explica Lila, referindo-se a concepção da iniciativa.

O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.Entre os Mestres que participam da exposição estão Mestre Gigante, o mais antigo Mestre vivo, nascido em 1922; Felipe de Santo Amaro, mais velho em atividade na região do Recôncavo; Mestre Olavo, um dos grandes fabricantes e tocadores de berimbau da atualidade.

Saiba mais sobre cada um dos Mestres:

- Gigante: tocador oficial de berimbau dos Mestres Bimba e Pastinha. O Mestre mais velho atualmente vivo. Nasceu em 1922.
- Curió: aluno do Mestre Pastinha. Grande personalidade na luta por políticas públicas exclusiva para a Capoeira. Tem sua academia no Forte da Capoeira. Nasceu em 1939.
- Boca Rica: aluno do Mestre Pastinha. Grande tocador e cantor da nossa Capoeira. Tem sua academia no Forte da Capoeira. Nasceu em 1936.
- Pelé da Bomba: Aluno do Mestre Bugalho. Conhecido na Capoeira como “gogó de ouro” por ter uma voz boa e afinada. Atualmente exerce a presidência da Associação Brasileira de Capoeira Angola. Nasceu em 1934.
- Felipe de Santo Amaro: aluno dos Mestres Arlindo e Vivi de Popó. Filho de Santo Amaro da Purificação. O capoeirista mais velho em atividade na região do recôncavo baiano.
 - Boa Gente: aluno de mestre Gato, um dos principais divulgadores da capoeira angola, morador e lider comunitário do Vale das Pedrinhas, comanda nesta comunidade uma rádio
- Olavo: um dos grandes fabricantes e tocador de berimbau da atualidade. Aprendeu o ofício de artesão com o famoso Mestre Valdemar da Paixão. Nasceu em 1947.
- Itapoan: aluno do Mestre Bimba. Um dos grandes difusores da história do Mestre Bimba e da Capoeira Regional através dos seus livros. Nasceu em 1947.
- Lua Rasta: aluno do Mestre Canjiquinha. Grande artesão de instrumentos de Capoeira. Um dos maiores “show man” da nossa arte/luta pela sua versatilidade. Nasceu em 1950.

PROGRAMAÇÃO:

18h - Mesa redonda com os mestres homenageados
19h30 - Abertura da exposição
20h30 - Roda de Capoeira
SERVIÇO – Exposição Mestres Vivos da Capoeira: em busca da oralidade perdida”
Data/ horário:
- Lançamento: dia 06/04, às 18h;
- Visitação: de 07/04 a 30/06, de quinta a sábado, das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 hs.
Local: Forte de Santo Antônio Além do Carmo (Forte da Capoeira) – Largo de Santo Antônio Além do Carmo - Salvador
Mais informações e agendamento para grupos: contato@aumkt.com.br
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário