16/03/2016

TRIBUTO A ASSIS VALENTE E ERNESTO NAZARETH NO ‘SEGUNDAS DO CHORINHO’ COM O GRUPO SIRI CATADO




SEGUNDAS DO CHORINHO tem data, hora e local fixos. Acontece em todas as segundas-feiras de 2016, a partir das 20h, na Varanda do SESI Rio Vermelho, quando apresenta grupos e artistas que trabalhem com a genuína música brasileira, o Choro.  Uma verdadeira vitrine do choro na Bahia, com vários grupo convidados, sendo um a cada noite de segunda-feira, a exemplo do Janela Brasileira, Casa Verde, Choro Novato, Choro do Uirapuru, Mandaia, Os Ingênuos, entre outros, com vários convidados especiais a cada apresentação, como Bandolla, Vitorio do Trompete, Luiza Britto, Ione Papas, Julio Caldas, entre tantos outros, uma parceria Hessel Produções e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.

Na noite de 21 de março de 2016, o Projeto convida o grupo SIRI CATADO que faz dentro do seu show uma singela homenagem aos aniversariantes da semana: 105 anos de Assis Valente (19/03/1911) e 153 anos de Ernesto Nazareth(20/03/1863), convidando e recebendo a cantora Belpa Mariani e os instrumentistas Eduardo Brandão e Júlio Caldas,onde juntos interpretam composições dos homenageados, a exemplo de ‘Brasil Pandeiro’ e ‘Alegria’ de Assis, e ‘Odeon’ e ‘Apanhei-te o cavaquinho’ de Ernesto, entre outros grandes compositores, assim como vários outros músicos que sobem espontaneamente ao palco no formato ‘Roda de Choro’.

O couvert artístico custa R$ 20,00. (Pagamento em espécie).

SIRI CATADO - nasceu da união de um grupo de amigos envolvidos com a música popular brasileira, a exemplo do chorinho e sobretudo o samba tradicional. Sem formação fixa, pelo grupo podem passar o clarinetista Ivan Sacerdote, o violonista Kiko Matos, a flautista Elisa Goritzk, o percussionista Natan Azevedo, os violões de sete cordas Gilson Verde e Victor Sales e muitos outros com a mesma linguagem musical, todos excelentes músicos da cena baiana. No repertório composições de Dorival Caymmi, Nélson Cavaquinho, Cartola, Noel Rosa, Batatinha, Ederaldo Gentil, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, entre outros.

Nessa noite a formação será com Enio Bernardes (voz principal), Dudu Reis (cavaquinho), Everton Marco (percussão e voz) e Gabriel Marques (violão 7 cordas).

CONVIDADOS

BELPA MARIANI - Cedo a sua intimidade com o palco já a revelava como atriz e bailarina. O canto foi realmente uma descoberta inusitada e respectivamente o inicio de grandes mudanças. Estreou como backing vocal em 1992. Anos depois passou a ser vocalista na banda de axé Havena. Foram anos de trabalho e cada apresentação era um processo de centralização da dança, teatro e música e um processo de lapidação através do aprendizado de técnicas vocais. Agora, em carreira solo, firma seu amadurecimento vocal, debruçando-se sobre a MPB com o lançamento de um álbum autoral, onde canta tudo o que a emociona. No repertório, composições de Marcio Valverde, que se identifica com o regionalismo musical de estilos como o forró e o samba, enraizados nas expressões nordestinas.

EDUARDO BRANDÃO – Instrumentista graduado em licenciatura em música pela UCSal. Atuando no cenário musical há 10 anos. Integrou vários grupos instrumentais, tendo inclusive aberto do show de Ivan Lins no TCA, com o grupo Marcos Saback Trio; participou da gravação do CD de Zelito Miranda em Homenagem a Genival Lacerda. Tocou no Festival Chietinstrada Burskers, na Itália, além de participar da banda de Fred Menendez no Projeto Domingos Instrumentais de 2010 a 2014.

JULIO CALDAS – Multi-instrumentista, Produtor Musical e pesquisador dos instrumentos de cordas populares, radicados no Brasil. Atuante no cenário musical há 20 anos, já tocou e gravou com grandes nomes da música brasileira, tocou em importantes eventos e produziu um razoável numero de CDs de artistas e grupos.

HOMENAGEADOS

ASSIS VALENTE - José de Assis Valente (Santo Amaro19 de março de 1911 – Rio de Janeiro, 06 de março de 1958) foi um compositor brasileiro, levado ao suicídio por dívidas. É conhecido por compor diversos sucessos para Carmen Miranda, além da canção "Brasil Pandeiro", que foi recusada por ela, mas tornou-se um imenso sucesso com os Anjos do Inferno e principalmente os Novos Baianos.

ERNESTO NAZARETH - Ernesto Júlio de Nazareth (Rio de Janeiro20 de março de 1863 — 1º de fevereiro de 1934) foi um pianista compositor brasileiro, considerado um dos grandes nomes do Tango Brasileiro, atualmente (desde a década de 20 do século XX) considerado um subgênero do choro.


Serviço:
O que: Projeto SEGUNDAS DO CHORINHO
Quando: sempre as segundas-feiras de 2016
Horário: a partir das 20 horasDia 21/03: SIRI CATADO & convidados: Belpa Mariani, Eduardo Brandão e Júlio Caldas
Tributo a Assis Valente e Ernesto Nazareth
Couvert Artístico: R$ 20,00 (pagamento em espécie)
Onde: Varanda do SESI Rio Vermelho
Endereço: Rua Borges dos Reis, 09 - Rio Vermelho.
Realização: Hessel Produções e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.
Maiores Informações: Tel.: (71) 99160-9140.

Nenhum comentário:

Postar um comentário