26/04/2016

Carnaval de Salvador gera 130 toneladas de resíduos para reciclagem


Projeto de coleta seletiva apoiado pela Brasil Kirin e por órgãos municipais tem mais de 1,2 mil catadores envolvidos

Cerca de 130 toneladas de material reciclável foram coletadas no Carnaval 2016, em Salvador, através de ação de coleta seletiva apoiada pela Brasil Kirin e Prefeitura Municipal de Salvador (LIMPURB, SECIS e SEMOP). Por meio das cooperativas de catadores o projeto conseguiu recolher 10 toneladas de resíduos a mais que no mesmo período do ano anterior e registrou 1.237 catadores avulsos, que tiveram os recicláveis coletados nos circuitos, comprados a preço de mercado pelas redes de cooperados.
A parceria entre a Brasil Kirin e a Limpurb foi renovada em 2016. O convênio apoiou a ação de 12 cooperativas de catadores e de uma associação de catadores autônomos que atuaram nos circuitos da festa de rua e também nos camarotes. O desafio abraçado pela Brasil Kirin, indústria de bebidas que patrocinou o Carnaval de Salvador com a marca Schin, foi manter a qualidade da limpeza nos circuitos e fomentar a recuperação dos materiais recicláveis gerados durante a festa.
Materiais coletados
Além de superar em 8,3% a produção do ano anterior, em 2016 houve aumento da coleta de alumínio (16,6%), plástico (32,99%) e papelão (191%) – já o vidro e o CGR reduziram as quantidades em relação ao ano anterior. Além de reduzir o montante de materiais enviados para o aterro, a coleta seletiva gera renda e postos de trabalho para os catadores e fornece matéria prima de qualidade para a indústria de reciclagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário