29/04/2016

Exposição traz obras inéditas do xilogravurista J. Borges à Salvador



Mostra acontece na Caixa Cultural de 4 de maio a 26 de junho e terá vernissage aberto ao público

De 4 de maio a 26 de junho a Caixa Cultural Salvador recebe a exposição ‘J. Borges 80 anos’, que celebra as oito décadas de vida do xilogravurista e cordelista pernambucano J. Borges, um dos mais expressivos artistas populares do Brasil. A mostra gratuita, produzida pela Cactu’s Produções, será aberta com um vernissage aberto ao público no dia 4 de maio, às 19h.  A exposição traz uma coletânea de 30 xilogravuras e suas matrizes, sendo 10 inéditas, com temas que retratam a trajetória de vida do artista que foi considerado pelo dramaturgo Ariano Suassuna como o melhor gravador popular do Brasil.

Até 26 de junho os visitantes poderão conferir obras que retratam diversas fases da história do artista com os temas ‘No Tempo da Minha Infância’, ‘Na Minha Adolescência’, ‘Vendendo Bolas Dançando e Bebendo’, ‘Serviços do Campo’, ‘Cantando Cordel’, ‘Plantio de Algodão’, ‘A vida na Mata’, ‘Plantio e Corte de Cana’, ‘Forró Nordestino’, ‘ Viagens a Trabalho e Negócios’. "Estou muito alegre com essa exposição sobre os meus 80 anos. E Salvador é um lugar que gosto muito. Eu ainda quero viver bastante. O que me inspira é a vida, é a continuação, é o movimento. É aquilo que eu vejo, aquilo que eu sinto", afirma J. Borges.

Com curadoria de José Carlos Viana e Marcelle Farias, a exposição reserva um lugar especial para a poesia popular com um espaço dedicado à literatura de cordel. Cordelista há mais de 50 anos, os versos de J. Borges tratam do cotidiano do agreste, acontecimento políticos, fatos lendários, folclóricos e pitorescos da vida. A mostra trará ainda obras assinadas por J. Miguel e Manassés Borges, filhos e aprendizes do artista além da exibição de uma cinebriografia sobre vida e obra do artista assinada pelo jornalista Eduardo Homem. Para a noite de abertura da exposição, no dia 4 de maio, o estacionamento é gratuito.

Serviço:Exposição J. Borges 80 anos
Data: 
5 de maio a 26 de junho
Horário: Terça a domingo, das 9h às 18h.
Local: Caixa Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57 – Centro)
Informações: (71) 3421-4200
ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário