28/06/2016

FESTA LITERÁRIA NA CAIXA CULTURAL CELEBRA A LITERATURA EM SALVADOR


Fotos: Leo Aversa / Div.

O evento acontece em julho, na CAIXA Cultural Salvador, com programação para todas as idades e entrada gratuita

Os soteropolitanos amantes da literatura poderão respirar cultura e viver o encanto da Flica na Caixa. O evento acontece em julho, nos dias 8 e 9 (sexta e sábado), na CAIXA Cultural Salvador, localizada na Rua Carlos Gomes, 57, Centro, e terá mesas redondas com personalidades da literatura nacional e baiana, com a curadoria do jornalista Mário Mendes, e uma programação exclusiva voltada para o público infanto-juvenil. 

No dia 8, sexta-feira, o evento começa com uma discussão super atual sobre gênero. Com o tema, “Essa moça tá diferente: Garotos podres encontram mulheres empoderadas”, o jornalista e pensador moderno Xico Sá, o escritor e roteirista Reinaldo Moraes e o escritor baiano Márcio Matos discutem sobre o empoderamento feminino e o ideal da mulher moderna, mediados pela jornalista Danutta Rodrigues. Xico Sá, que compõe atualmente o time de apresentadores do programa da GNT “Papo de Segunda”, tem conquistado repercussão na mídia por suas falas em defesa do direito das mulheres.

Já no sábado, a programação segue com mais três mesas literárias que vão esquentar o debate sobre a cultura pop, o meio digital e a escrita. No primeiro encontro do dia, que começa às 10h, os poetas Antonio Cícero e Lívia Natália discutem o tema “Entre devaneio sublime e desvario pop”, mediados por Zulú Araújo. Na mesa seguinte, às 15h, Marcia Tiburi e Antonio Prata conversam sobre “A fogueira digital das polêmicas midiáticas”, também mediados por Zulú Araújo. E às 18h, encerrando o evento, a mesa “A resistência da escrita”, com o jornalista e escritor Edney Silvestre e a romancista baiana Állex Leilla, com mediação de Malu Fontes.

Com exclusividade, Flica na CAIXA anunciará a data da 6ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), e será o palco do lançamento do site oficial do evento, uma das maiores festas literárias do país, que acontece na cidade histórica do Recôncavo Baiano.

Fliquinha na Caixa
Para os amantes mirins da literatura, a Fliquinha na CAIXA acontece no sábado, dia 9 com uma programação extensa de brincadeiras, conversas e muita diversão para criançada. Às 9h30, quem faz a alegria dos baixinhos é o grupo Pé de Moleca, com uma oficina de prática musical que estimula e desenvolve a musicalidade nas crianças, trabalhando a sensibilização auditiva, ritmo, experimentação e o desenvolvimento da autonomia musical.

A programação para os pequenos, montada pelas curadoras Lília Gramacho e Mira Silva, ainda inclui contação de histórias e bate papo com os autores baianos Renata Fernandes e Sócrates e muitas brincadeiras com o grupo Nariz de Cogumelo que celebra a arte circense dos palhaços. A escritora e ilustradora mineira, Ângela Lago, premiada por suas obras infantis, também apresenta seus livros e bate um papo com a criançada.

A arte do teatro de bonecos também estará presente na Fliquinha na CAIXA, com o grupo Ereotá, que apresenta espetáculos criados por crianças do bairro de Itinga, em Lauro de Freitas. Para fechar o dia, o grupo Canela Fina apresenta um espetáculo musical desenvolvido especialmente para despertar a arte e a ludicidade nos pequenos.


Serviço:
O quê: Flica na Caixa Cultural.
Período: 08 e 09 de julho
Horário: das 18h às 21h, na sexta-feira, e, no sábado, das 9:30 às 21h.
Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador (BA)
Informações: (71) 3421-4200
Classificação indicativa: livre
Conveniência: estacionamento gratuito ao lado, na sexta-feira (08), a partir das 18h, e no sábado (09), a partir das 14h.
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário