28/06/2016

INTERNAMENTO DOMICILIAR É APONTADO COMO SAÍDA PARA LIBERAÇÃO DE LEITOS EM HOSPITAIS


Evento que acontece em Salvador nos dias 14 e 15 de julho aponta os principais desafios e perspectivas da área

A cidade de Salvador vai sediar, pela primeira vez, o Congresso Nacional de Saúde e Atenção Domiciliar (Consad 2016). O evento, que acontece nos dias 14 e 15 de julho, na Itaipava Arena Fonte Nova, vai reunir saúde, informação, tecnologia e negócio em um único lugar. Entre os temas abordados está a humanização nos atendimentos, como lidar com a longa permanência hospitalar e consequente falta de disponibilidade de leitos, além dos desafios e perspectivas para o internamento domiciliar.
O especialista em Gerontologia e Diretor Regional do Núcleo Nacional das Empresas de Atenção Domiciliar, Leonardo Salgado, relata que o ritmo acelerado do envelhecimento da população é um fator importante a se considerar quando se fala de atendimento domiciliar e humanizado. A expectativa de vida no Brasil aumentou de 43 em 1945 para 75 anos em 2014, de acordo com dados do IBGE. Nesse período, o número de idosos quintuplicou e, estima-se que, em 2030, 17% da população brasileira será de idosos, ante 10,8% em 2012.
“Essa realidade impacta diretamente na disponibilidade de leitos hospitalares, pois os idosos tendem a ser internados duas vezes mais que um adulto jovem, além de permanecer por maior tempo ocupando um leito. Torna-se quase impossível acompanhar esse ritmo com a construção de novos hospitais para otimização de leitos. O atendimento domiciliar oferece assim, uma saída mais ágil e rápida”, explica Leonardo. Ainda de acordo com o médico, 30% dos pacientes que estão internados em hospitais poderiam ser tratados em casa.
O especialista destaca que o custo do internamento na casa do paciente é bem menor do que os custos num leito de hospital. De acordo com pesquisa conduzida em 2015 pela Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados), a economia pode variar de 10% a 90% nos custos da internação se comparado o atendimento domiciliar com o hospitalar. “Mesmos que os custos do internamento em casa não estejam previstos na maior parte dos contratos da iniciativa privada, as operadoras de saúde já entendem que muitas vezes a transferência para o domicílio é a melhor opção para o paciente, sem falar no benefício econômico”, fala o especialista. “No SUS, a iniciativa ainda é bem incipiente, mas já existe legislação que determina a cobertura dos gastos em atendimento domiciliar por parte das instituições públicas”, completa.
Os benefícios não são somente econômicos. A recuperação e a qualidade de vida do paciente estão entre os principais pontos a serem destacados. “Diminui-se o risco de infecção hospitalar e aumenta a atenção ao cuidado humanizado. Além disso, o acolhimento e segurança proporcionados pela família fazem toda a diferença”, relata Leonardo. De acordo com ele, o principal desafio enfrentado no momento é o desconhecimento por parte de familiares e equipes de saúde quanto ao potencial do internamento domiciliar. “Tudo o que pode ser feito num apartamento de hospital, pode ser feito em casa. Se o paciente está com o diagnóstico firmado, encontra-se estável e já tem um tratamento definido, ele pode ser transferido para internação domiciliar”.
EVENTO
Com o tema “Tendências e Soluções em Saúde Humanizada”, oConsad 2016 contará com apresentação de conteúdos científicos inovadores, relacionados à saúde humanizada e com destaque para as particularidades e benefícios da atenção domiciliar nas redes pública e privada de saúde, além de exposição de trabalhos e cases de sucesso.

O evento terá uma área para exposição de produtos médicos, farmacêuticos, hospitalares e para a atenção domiciliar - a “Expo Consad 2016”, que servirá também como um espaço para networking entre os congressistas de diferentes áreas profissionais.

Os participantes terão ainda a oportunidade de visitar o Museu que trará a história da Atenção Domiciliar no Brasil e a simulação de dois quartos montados para conhecer de perto como funciona o serviço de Home Care. As inscrições podem ser feitas pelo site:http://www.consadsaude.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário