26/07/2016

ACESSO A MEDICAMENTOS É TEMA CENTRAL DE FÓRUM SOBRE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA


IV FAFF recebe palestrantes nacionais e internacionais para discutir a possível integralidade das ações de saúde no país

Salvador sedia do IV Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (IV FAFF), que tem como tema central “As redes de atenção à saúde na promoção do acesso a medicamentos no Brasil”. A programação do evento, que possui caráter transversal e visa a atualização de gestores e profissionais da saúde em diferentes aspectos das políticas de saúde, acontece entre os dias 26 e 29 de julho, no Bahia Othon Palace Hotel, em Ondina.
O IV FAFF, realizado da Associação de Cursos de Pós-Graduação em Medicina e Saúde (ACPGMS), é coordenado pelo professor da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia, Lindemberg Costa. Segundo ele, o objetivo do evento é ampliar a discussão sobre a política de assistência farmacêutica no cenário atual brasileiro. “Serão apresentados os impactos da política na promoção do acesso a medicamentos para população brasileira neste novo contexto das Redes de Atenção à Saúde (RAS), em particular, na qualificação deste acesso tanto no setor público quanto privado”, explica.
A solenidade de abertura terá como palestrante o professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Orlando Mário Soeiro. De acordo com ele, a palestra tratará do cuidado farmacêutico. “Vamos discutir estratégias de integralidade das ações de saúde no país, além de proporcionar uma reflexão de como os serviços estão sendo realizados e de como fazer um uso racional dos medicamentos, afirma”.
Prêmio Destaque do Ano – Durante o IV FAFF serão laureados profissionais que tem desempenhado relevante contribuição no campo da saúde. As categorias do prêmio são: Assistência Farmacêutica, Avaliação de Tecnologia em Saúde e Farmacoeconomia. Na oportunidade, também será lançado o Jornal de Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (JAFF), periódico de publicação trimestral, que tem por missão divulgar a produção científica e práticas inovadoras no campo da assistência farmacêutica, da avaliação de tecnologias em saúde e da farmacoeconomia e debater questões relevantes sobre esses temas na formulação e condução de políticas públicas, na organização de serviços e na formação de trabalhadores em saúde.  
O evento possui 800 profissionais inscritos, tendo aprovado 47 trabalhos s na modalidade pôster. Dentre os temas a serem abordados estão: redes de atenção à saúde, regulação, complexo industrial da saúde, parcerias público-privadas, avaliação de tecnologias em saúde, componente especializado da assistência farmacêutica, saúde suplementar, monitoramento do horizonte tecnológico e polos de infusão de medicamentos biológicos, biossimilares, desenvolvimento e inovação, big data e os sistemas de informação em saúde.

SERVIÇO:
IV Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (IV FAFF)
Local: Bahia Othon Palace Hotel

Data: 26 a 29 de julho de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário