26/07/2016

Evento de gastronomia oferece oficinas e aulas shows gratuitas


Público vai ter a oportunidade de “colocar a mão na massa” e ainda cozinhar com chefs no Festival LEM Gastronomia

​Foto: Divulgação.
Cansado dos eventos gastronômicos onde você apenas olha? O LEM Gastronomia desse ano promete ser diferente, já que o público terá a oportunidade de pôr a “mão na massa”. A chef Rosa Gonçalves, coordenadora do evento, explica que os chefs e oficineiros têm o compromisso de compartilhar com o público as suas experiências, e também de convidar as pessoas para prepararem com eles os pratos, tachadas e receitas.
A terceira edição do evento, que acontece entre os dias 5 e 7 de agosto, com o tema “Brasil Bem Temperado”, terá profissionais de todas as partes do Brasil e mais de  60 atividades gratuitas.  “Acreditamos que o LEM Gastronomia seja um dos festivais mais participativos do país”,conta a coordenadora.
Vale lembrar que a cidade de Luís Eduardo Magalhães é formada por moradores de diversos estados brasileiros, como Rio Grande do Sul, Tocantins, São Paulo, Goiás, e Pernambuco, além de outros países, o que já garante uma culinária diversificada. Além disso, o evento vai unir grandes e pequenos produtores da região, no espaço do Sindicato dos Produtores Rurais de LEM.

O Festival
Com o objetivo de pesquisar, registrar e divulgar a gastronomia de raiz do oeste baiano, a terceira edição do evento, resgata a memória e ancestralidade do povo brasileiro, através da culinária de Luís Eduardo Magalhães; cidade formada por pessoas vindas de várias regiões do Brasil. Este ano, o Festival consolida a parceria com as associações locais de produtores da agricultura familiar, como a Associação Caliandra de Artesãos, e também a Anibralem que congrega os descendentes de japoneses, além da Associação Santaritense de Artesãs (ASAS), a Associação Pró-Cultura de Formosa do Rio Preto e o CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Sinuelo dos Gerais.
Sobre a Chef Rosa Gonçalves
A chef Rosa Gonçalves coordena a terceira edição do Festival, através da Escola de Culinária e Buffet, que leva o seu nome. ela atualmente realiza o projeto "Raízes Gastronômicas da Bahia", que tem o objetivo de pesquisar e divulgar a gastronomia do estado. Com know-how, a partir dos anos de pesquisa da gastronomia baiana, Rosa,  além de idealizar e coordenar todas as edições do LEM Gastronomia, realizou o I Festival Gastronômico da Costa do Dendê, em Valença em 2013; o XIII Festival da Tainha de Barra Grande, em Maraú em 2014 e o I e II Festival Sabores de Itacaré em 2014 e 2015.
EVENTO
III Festival LEM Gastronomia
Data: 05 a 07 de agosto
Horários: 11h às 22h - dia 05 (sexta-feira)
Abertura oficial às 18h com presença do prefeito de LEM.
11h às 22h - dia 06 (sábado)
10h às 15h - dia 07 (domingo)
Local: Espaço do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SENAR)
Evento com acesso e atividades gratuitas

Nos acompanhe na rede
Instagram: @lemgastronomia

Acesso as fotos do evento: www.flickr.com/lemgastronomia

Nenhum comentário:

Postar um comentário