27/07/2016

Clínica vai oferecer consultas e exames a homens com problemas de fertilidade que desejam ter filhos



Vários fatores podem afetar a fertilidade do homem e comprometer o desejo de ser pai. A varicocele é uma das principais causas de infertilidade masculina. Cinquenta casais vão ser atendidos para consulta e orientação



         Em homenagem ao Dia dos Pais, a Insemina, clínica especializada em reprodução assistida, vai promover no próximo dia 11 de agosto, das 8h às 12h e das 13h às 17h, atendimento gratuito a homens com dificuldade para ter filhos. Além de consulta com especialista em reprodução humana, os pacientes atendidos poderão agendar gratuitamente também o espermograma, exame de análise laboratorial do sêmen, indispensável para avaliar a capacidade reprodutiva do homem. Na ocasião, vão ser atendidos até 50 casais com problemas para engravidar. "È fundamental que o homem compareça acompanhado da sua parceira e que ambos levem seus exames mais recentes", orienta o médico Joaquim Lopes, especialista em Reprodução Humana e diretor da Insemina. O atendimento, dentro do limite de vagas, será realizado na sede da clínica, no Comércio (Rua Miguel Calmon, nº 40, Edifício Conde dos Arcos, salas 102 e 103), em Salvador, e deve ser agendado previamente pelo telefone (71) 3012-3010.
         A infertilidade conjugal é caracterizada como a situação em que um casal, após um ano de tentativa, tendo vida sexual ativa e sem usar medidas anticoncepcionais, não consegue obter uma gravidez. O objetivo da ação, promovida pela Insemina, é orientar casais inférteis sobre medidas que podem aumentar as chances de uma gravidez natural, uma vez nem todos os casais que enfrentam problemas de infertilidade necessitam recorrer a uma técnica de reprodução assistida para ter um filho. Estima-se que apenas um terço dos casais necessita técnicas mais complexas para realizar o sonho de ter um bebê.

      Infertilidade masculina
        "Se até pouco tempo a responsabilidade em gerar uma criança era atribuída exclusivamente à mulher, hoje já é constatado que cerca de 40% dos casos de infertilidade de um casal são atribuídos à mulher, 40 % aos homens e em 20% dos casos o problema está presente em ambos os parceiros ”, afirma o médico Joaquim Lopes. “É de fundamental importância que o homem tenha acompanhamento médico e participe junto com a sua parceira da investigação para diagnóstico e tratamento da infertilidade”, acrescenta o especialista.

         Segundo o médico, a varicocele (varizes na bolsa escrotal) é uma das causas mais comuns da infertilidade no homem e consiste na dilatação anormal das veias que drenam o sangue na região dos testículos. Além da doença, muitos outros fatores podem comprometer a fertilidade masculina. A baixa produção de espermatozoides pelos testículos, causada por alterações hormonais, e a qualidade do sêmen são alguns dos fatores que influenciam a capacidade reprodutiva do homem. Há também causas genéticas em pacientes que não têm espermatozoides (azoospermia) ou que apresentam uma concentração inferior a quinze milhões de espermatozoides por mililitro de sêmen (oligozoospermia severa). As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), o uso de cigarro e o consumo de álcool e anabolizantes também podem comprometer a fertilidade.

      A varicocele acomete, principalmente, jovens a partir dos 15 anos e compromete o fluxo venoso, causando o acúmulo de substâncias nocivas no órgão e o aumento da temperatura local, o que pode acarretar diminuição na produção e na qualidade dos espermatozoides. Consequentemente, a capacidade do espermatozoide fertilizar o óvulo fica comprometida. Podem acontecer dores e inchaços na região, mas em grande parte dos casos a doença é assintomática, não afeta a vida sexual, e, muitas vezes, só é descoberta quando o paciente não consegue engravidar sua parceira. Muitos casos de infertilidade associados à varicocele só conseguem ser resolvidos pela fertilização “in vitro”, injetando-se o espermatozoide no interior do óvulo. Nos casos que têm indicação cirúrgica, a cirurgia consiste na ligadura das veias varicosas. O procedimento tem por objetivo normalizar a circulação e fazer com que o órgão volte a produzir espermatozoides com qualidade. Três, seis e até nove meses após a correção cirúrgica são realizados exames de controle para avaliar os novos espermatozoides.            

Sobre a Insemina

Fundada em 2015, a Insemina Centro de Reprodução Humana é uma clínica especializada em reprodução assistida, que disponibiliza atendimento mais acessível e adequado à realidade da região. A clínica conta com uma equipe médica experiente e altamente qualificada. Além dos tratamentos especializados de reprodução assistida, várias técnicas, exames e procedimentos como histeroscopia, diagnóstico pré-implantacional (PGD), preservação da fertilidade (congelamento), realização de exames de espermograma, dosagem de hormônio antiMulleriano e outros são realizados, graças a parceria da Insemina com clínicas de referência na Bahia e no Brasil.

Em Salvador, a clínica atua em parceria com o Cenafert (Centro de Medicina Reprodutiva), onde os procedimentos de Reprodução Assistida, como Fertilização In Vitro (FIV) e Inseminação Intrauterina, são realizados contando com as técnicas mais atuais e seguras e equipamentos de última geração.

Localizada no Comércio, a Insemina conta com consultórios e sala de ultrassom e funciona na Rua Miguel Calmon, nº 40, Edifício Conde dos Arcos, salas 102 e 103. Telefone (71) 3012-3010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário