07/10/2016

Rolé Brasil conta história do bairro da Barra em Salvador



Segunda edição do projeto conta com a apoio institucional da SecultBA


Sabe aquele lugar pelo qual você sempre passou, mas não sabe sua história? Ou aquele espaço que você sempre teve vontade de conhecer, mas nunca teve oportunidade? Então venha dar um ‘rolé’ por Salvador! No próximo sábado (8), às 10h, será realizada mais uma edição do Rolé Brasil. O circuito terá como ponto de encontro o Farol da Barra, bem em frente ao Museu Náutico da Bahia, e segue pelo circuito dos fortes que marcam a fundação da cidade. O evento é gratuito e dispensa inscrições. A ação é promovida pela produtora M’Baraká e tem apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado Bahia (SecultBA), por meio da Diretoria de Espaços Culturais.
O passeio histórico-cultural vai destacar o Farol da Barra, referência náutica e turística da capital baiana, que divide o mar atlântico da Baía de Todos os Santos. Do símbolo da cidade, o Rolé segue para o Forte Santa Maria e chega ao Instituto Mauá, passando pelo Forte São Diogo até culminar na Igreja de Santo Antônio da Barra e Cemitério dos Ingleses. A caminhada vai explorar ainda a arquitetura, a geografia e a economia, sem esquecer de tratar de dados históricos como o nome do bairro, o papel da Baía e do Porto de Salvador.
No roteiro, serão também enfatizados aspectos importantes da região, desde a chegada de Tomé de Souza até as recentes reformas realizadas na região. “Não vamos nos referir à chegada acidental de um navegante português ao litoral brasileiro, em Porto Seguro. Mas sim como o Império Português deseja nomear e criar marcos de posse de novos territórios que passam a ser definitivamente conhecidos como Brasil”, explica o professor Rodrigo Rainha, que participa do projeto.
SOBRE O PROJETO – O objetivo do Rolé Brasil é difundir a ideia de que a cidade é uma plataforma em constante construção, sendo a história um elemento importante para sua compreensão e potencial transformação. Considerando a cidade um ambiente multidisciplinar, os passeios estimulam o diálogo entre a população, o espaço urbano, a memória e as potencialidades da cidade. Em 2016, o projeto já passou por Belo Horizonte, São Paulo, Fortaleza e Florianópolis, além da própria Salvador, onde mais uma edição, além desta de agora, será realizada em 19 de novembro. São Paulo (22 de outubro) e Fortaleza (5 de novembro) também têm novas visitas agendadas.

SERVIÇO
O quê: Rolé Brasil – Salvador
Quando: 8 de outubro (sábado), às 10h
Onde: Ponto de encontro no Farol da Barra
Quanto: gratuito, sem inscrição prévia
Duração: aproximadamente 2 horas e meia

Roteiro:
•             Farol da Barra – Museu Náutico da Bahia (ponto de encontro)
•             Forte de Santa Maria
•             Instituto Mauá
•             Forte de São Diogo
•             Igreja de Santo Antônio da Barra
•             Cemitério dos Ingleses


Nenhum comentário:

Postar um comentário