28/11/2016

Caixa Cultural e Capadócia Produtora Cultural apresentam a exposição World Press Photo pela primeira vez em Salvador




A exposição World Press Photo, mais importante do fotojornalismo mundial, chega pela primeira vez à Salvador. A mostra reúne os registros mais impactantes da imprensa mundial de 2015. As imagens retratam momentos culturais, sociais, políticos e ambientais, vivenciados no ano passado. São 164 fotografias escolhidas no 59º concurso da organização, sediada em Amsterdã, na Holanda. Anualmente a mostra é vista por 3,5 milhões de pessoas, em cem cidades, de 45 países. A exposição tem patrocínio da Caixa e do Governo Federal e estará disponível para visitação de 13 de dezembro a 29 de janeiro de 2017, na Caixa Cultural Salvador, na Rua Carlos Gomes, 57, Centro. 

O público baiano vai ter contato com as melhores fotografias produzidas em 2015. 
Essa edição do evento conta com imagens do fotógrafo paulista Mauricio Lima, primeiro brasileiro a ser premiado em duas categorias no mesmo ano, vencedor do Prêmio Pulitzer em 2016, pela cobertura da crise dos refugiados pelo New York Times. Maurício ganhou o primeiro lugar na categoria Notícias Gerais, com a imagem de um adolescente de 16 anos, militante do Estado Islâmico, ferido na guerra da Síria; e o segundo lugar pela categoria Vida Cotidiana, com a foto de um grupo de crianças da tribo Munduruku brincando no Rio Tapajós, no Pará.
A Capadócia 
Produtora Cultural é responsável há nove anos por trazer a grandiosa exposição internacional para o país, inédita em Salvador. “A Bahia possui uma tradição artística e fotográfica muito grande, é um estado de destaque no cenário nacional. Salvador, por ser a capital, tem o potencial de reverberar a relevância desta exposição, que é a mais importante do fotojornalismo mundial. Esperamos que a mostra se estabeleça no calendário cultural da cidade”, comenta Rafael Ferraz, diretor cultural da Capadócia.
O Brasil também está representado na mostra pelo Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, que foi cenário de série de fotos do espanhol Sebastián Liste. A imagem recebeu o 3º lugar na categoria “Vida Cotidiana”. Liste fotografou a rotina do Papo Reto, coletivo de mídia independente do Complexo do Alemão, que registra a vida dos moradores da comunidade.
 “A World Press Photo é, sobretudo, uma plataforma de promoção dos direitos humanos e liberdade de expressão. Os baianos poderão refletir sobre a relevância do fotógrafo no registro histórico dos fatos, conferir e relembrar os acontecimentos mais importantes do último ano, conjeturar sobre a repercussão que tiveram e como, em alguns casos, ainda permanecem presentes”, afirma Rafael Ferraz.
59ª Edição do Concurso

A World Press Photo do Ano homenageia o fotógrafo cujo talento e criatividade visual produziram uma imagem que captura ou representa um evento de grande importância jornalística do ano anterior. O júri da 59ª edição do concurso World Press Photo elegeu a imagem do australiano Warren Richardson como a foto do ano.

A fotografia de Richardson - que também levou o primeiro lugar na categoria Notícias em Destaque – mostra refugiados cruzando a fronteira da Sérvia para a Hungria, perto de Horgos (Sérvia) e Rözke (Hungria). Clicados na noite de 28 de agosto de 2015, o homem e a criança eram parte de um movimento de pessoas tentando cruzar a fronteira antes que uma cerca de arame farpado fosse finalizada. “A crise dos refugiados é inevitavelmente o assunto mais importante. A World Press Photo vem dando destaque à questão ano após ano. A imagem vencedora - de Warren Richardson, em que o pai atravessa seu bebê pelo arame farpado na fronteira húngaro-sérvia - é obviamente a que melhor comporta tanto o elemento estético quanto o informativo”, comenta Rafael Ferraz.

O presidente do júri e diretor de fotografia da Agence France-Presse, Francis Kohn explica porque a foto foi a vencedora. “Desde o início, nós olhamos para esta fotografia e soubemos que era importante. Tem muito poder na sua simplicidade, pelo simbolismo do arame farpado, e dá uma noção visual do que está acontecendo com os refugiados”, explica.

A exposição é toda autoportante, possui painéis modernos de alumínio prontos para ser instalados e montados em qualquer ambiente. “As fotografias são de altíssima qualidade feitas em impressoras Canon de última geração. A qualidade das imagens é um dos principais cuidados desta mostra. Além disso, há um aplicativo gratuito com detalhes técnicos das fotografias, entrevistas com os fotógrafos e informações sobre a Fundação World Press Photo”, conta Ferraz.

World Press Photo

A World Press Photo, organização independente sem fins lucrativos, promove o mais importante concurso internacional de fotojornalismo. A fundação está empenhada em apoiar e promover altos padrões de qualidade na fotografia, com o objetivo de gerar interesse e reconhecimento no grande público pelo trabalho dos fotógrafos e de outros jornalistas visuais, e pela livre troca de informações.

Em 2016, a World Press Photo atraiu inscrições de todo o mundo: 5.775 fotógrafos de 128 nacionalidades inscreveram 82.951 imagens. O júri distribuiu prêmios em oito categorias para 41 fotógrafos de 21 países: Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Irã, Itália, Japão, México, Portugal, Rússia, Eslovênia, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Síria, Turquia e EUA.

Serviço:

Exposição World Press Photo 2016

Visitação: 13 de dezembro a 29 de janeiro (terça-feira a domingo)

Horário:  09h às 18h

Local: CAIXA Cultural Salvador

Endereço: Rua Carlos Gomes, 57 – Centro – Salvador (BA)

Telefone: (71) 3421-4200


Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos 

Entrada franca

Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário