28/11/2016

Sustentabilidade está na pauta do Tempero no Forte






Além da gastronomia, da cultura e da arte, a sustentabilidade social e econômica é outra vertente que o Festival Tempero no Forte continua enfatizando em sua 11ª edição. Desde a implantação na vila da Casa de Farinha no primeiro Festival – equipamento que virou atração turística das mais visitadas e que funciona até hoje durante todo o ano –, buscar alternativas sustentáveis voltadas para a comunidade local e do entorno tem sido um dos principais objetivos do Tempero no Forte. 

Assim, dentre outras ações, o festival prioriza a contratação de mão-de-obra local para as atividades de produção, segurança, limpeza e apoios, entre outros serviços, além de disponibilizar gratuitamente para os artesãos, quiosques feitos com palha de dendê da região para a comercialização de produtos diversos. Outras ações são a contratação de artistas, grupos culturais locais e artesãs para a confecção dos brindes para os chefs convidados.

Essas ações já renderam bons frutos e motivaram o surgimento de empreendimentos como o Projeto Maria Bonita, liderado por Ana Fialho, que juntou costureiras e artesãs da região para confeccionar ecobags, chaveiros e outros mimos personalizados com a chancela do festival. Este ano, os chefs convidados receberão como brinde ecobags idealizadas e assinadas pelo grupo. 

“Nosso trabalho tem um conceito socioambiental, com o Projeto Maria Bonita trabalhando em rede com um grupo de mulheres, buscando a distribuição de renda mais igualitária e inclusão no mercado de trabalho”, completa Ana Fialho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário