sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Cine Ibomin leva ação cultural para a comunidade negra de Lauro de Freitas


A ação ocorre em Lauro de Freitas e contará com a mediação do professor historiador Carlos Barros

Foto: Reprodução Facebook

Dialogar sobre temas importantes para o fortalecimento da cultura, ancestralidade e cooperativismo do povo negro. Essa é a missão do Cine Ibomin, projeto que reinicia suas atividades em 2017 com a exibição do Documentário Gaiakú Luiza: força e magia dos voduns, que tem a direção de Soraya Mesquita.
O Projeto Cine Ibomin é uma realização do Coletivo Cultural Ibomin e conta com o apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA.
A ação ocorre no próximo dia 28 de janeiro, às 20 horas, no Ilê Axé Odé Yeyê Ibomin, no bairro de Portão, em Lauro de Freitas e contará com a mediação do professor Carlos Barros, historiador e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia. A atividade é voltada para as pessoas da comunidade, sobretudo membros de religiões de matriz africana.
Utilizando a linguagem audiovisual o Cine Ibomin busca mobilizar as comunidades negras e periféricas da região Metropolitana de Salvador para a importância do fortalecimento da identidade do povo negro, combatendo o racismo e a intolerância religiosa. As ações são realizadas em exibições fixas mensais no mesmo local, além de exibições itinerantes que podem ser solicitadas por escolas, terreiros, organizações comunitárias e populares.
Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br



SERVIÇO
CINE IBOMIN
Local: Ilê Axé Odé Yeyê Ibomin (Rua Bela Vista, 21, Queira Deus, Portão, Lauro de Freitas)
Data: 28 de janeiro
Horário: Às 20h
Aberto ao público (Gratuito)

Informações: (71) 99275-8751 / coletivoibomin@gmail.com
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário