quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Performance Lavagem reúne 50 mulheres na Festa de Iemanjá


Em cortejo, dançam seus desejos e memórias pelas ruas do bairro, na manhã da festa de Iemanjá

 
Uma procissão-performance realizada nas primeiras horas da manhã do dia 2 de Fevereiro, às 6h, na Praia do Rio Vermelho. Assim será LAVAGEM, uma ação performática idealizada pelas artistas Olga Lamas e Raiça Bomfim, contando com a participação de mais de 50 mulheres de diferentes idades, áreas profissionais e experiências. Juntas numa pequena multidão de mulheres, em cortejo, dançam seus desejos e memórias pelas ruas do bairro, na manhã da festa de Iemanjá, formando uma performance estética, política e sensível.
A performance integra a programação do Festival Oferendas, produzido pelo Lálá Multiespaço e é um desdobramento da pesquisa para o espetáculo Loucas do Riacho. O projeto que tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Edital Setorial de Teatro 2016 da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
LAVAGEM contou com cinco encontros conduzidos pelas artistas, colocando as colaboradoras em contato, trazendo imagens, memórias, percepções e já propondo experiências nas ruas do bairro do Rio Vermelho. A partir de uma convocatória pública, as mulheres foram mobilizadas para vivenciar o processo artístico e construir a performance.
Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br



 
SERVIÇO
PERFORMANCE LAVAGEM
Data: 02 de fevereiro
Horário: Às 6h00

Programação: Saída do Lálá Multiespaço para Praia do Rio Vermelho
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário