31/03/2017

Escritor mirim oficializa parceria com o Bahia para lançamento de livro em prol da OSID



Contrato de patrocínio com o tricolor será assinado no dia 4 de abril, às 16h, no Memorial Irmã Dulce
As histórias cercadas de amor e solidariedade de um garoto que, desde muito cedo, manifestou profunda preocupação pelas causas sociais, estarão reunidas no livro 10 Anos de Aventuras, de Gabriel Weber. Generoso e cheio de criatividade, o menino, que completa dez anos de idade e desde os seis é sócio-protetor das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), trará em sua obra um relato emocionante de suas campanhas em benefício das pessoas acolhidas pela instituição do Anjo Bom. O sonho da publicação, uma leitura para todas as idades e uma fonte de inspiração para ações em prol dos menos favorecidos, sensibilizou o Esporte Clube Bahia que resolveu ajudar o jovem escritor. A oficialização da parceria acontece na próxima terça-feira (dia 4), às 16h, no Memorial Irmã Dulce (Largo de Roma), quando será assinado o contrato de patrocínio – evento que contará com a presença do presidente do tricolor, Marcelo Sant’Ana, além de profissionais, pacientes, moradores e voluntários da OSID.

Previsto para ser lançado em maio, o livro terá 80% da renda obtida com as vendas direcionada para as Obras Sociais Irmã Dulce. Os recursos serão aplicados na reforma da biblioteca do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), núcleo de educação da OSID que atende 700 crianças e adolescentes em situação de risco social no município de Simões Filho. “Eu me sinto bem em fazer essas ações, porque sei que estou ajudando alguém e trazendo felicidade para quem está precisando. Que o livro ajude as pessoas que querem fazer um gesto de solidariedade mas não sabem como”, declara Gabriel, que faz aniversário no mesmo dia em que assinará o patrocínio de sua publicação.

Com tiragem inicial de 1 mil exemplares e ilustrada com belas cenas de solidariedade, a obra traz também um pouco do dia-a-dia de generosidade do pequeno, desde catar lixo nas praias até cuidar de animais de rua. De acordo com sua mãe, Sheila Weber, a ideia de escrever o livro nasceu de uma brincadeira, quando, durante uma das campanhas sociais de seu filho, ela fez o comentário de que “Gabriel já tem tanta coisa para contar que caberia num livro”. O garoto gostou da ideia e com a ajuda da mãe iniciou a produção dos textos em seu computador, há cerca de dois anos. “Sinto-me orgulhosa e feliz com esse momento, mas para mim o mais importante é perceber que Gabriel tem muito presente nele os valores sociais, ambientais e de família e essa é a principal mensagem do livro”, comenta Sheila.

Para divulgar tantas ações e conseguir as doações necessárias, o anjo mirim também mergulhou fundo no universo das tecnologias e até já criou página no Facebook (“Faça sua parte para mudar o mundo”) e um grupo no aplicativo WhatsApp. Na trajetória para ajudar os mais necessitados vale desde envios de e-mails e mensagens, até a tradicional propaganda “boca a boca”. Determinado, o próprio Gabriel faz a divulgação entre coleguinhas e familiares e, para sua alegria, consegue engajar corações e, com isso, superar todas as metas.

Encontro de anjos – Desde os seis anos, sensível à condição dos mais necessitados, Gabriel vem idealizando e organizando uma série de atividades voluntárias em benefício de pacientes, acompanhantes e moradores da OSID. Entre as ações já postas em prática, estão campanhas para doação de sangue; doação de meias durante a temporada de frio para aquecer os pés dos moradores do Centro de Acolhimento à Pessoa com Deficiência (CAPD) da instituição; doação de brinquedos para a estimulação precoce de crianças com microcefalia atendidas no Centro Especializado em Reabilitação Irmã Dulce; distribuição de chocolates, pirulitos e kits de pintura entre as crianças atendidas na entidade e a Biblioteca Itinerante, projeto que visa estimular a leitura e amenizar o tempo de espera do público mirim enquanto aguarda atendimento.

No leque de iniciativas do pequeno anjo, que vem provando que generosidade não tem idade, estão ainda a “Campanha dos Cem Reais” e a “Campanha dos Mil Reais” – ambas com a intenção de levantar recursos para a construção da nova Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue e do Serviço de Hemodiálise da OSID; a “Campanha dos Dois Mil Quilos” (arrecadação de alimentos para as Obras Sociais); visita ao Hospital da Criança e ao CAPD, realizando atividades lúdicas com brinquedos de montar, desenhos e até aula de boneco de pedra; atividade de mini guia no Memorial Irmã Dulce e distribuição de panfletos do programa Sócio-Protetor, um dos mais importantes canais de doação para quem deseja ajudar a manter vivo o legado de amor e serviço de Irmã Dulce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário