02/03/2017

Passando o Rodo nas Praias acontece dia 11 de março em Stella Maris


7ª edição do evento gratuito contará com caminhada para coleta de lixo, aulas de surf, campeonato Tag Team, simulação de salvamento no mar, oficina de reciclagem, além da campanha para que a praia receba a Bandeira Azul

Já está tudo pronto para a 7ª edição do projeto Passando o Rodo nas Praias. O evento gratuito acontece no próximo dia 11 (sábado), das 8h às 14h, ao lado da Barraca do Lôro, próximo ao Gran Hotel Stella Maris. O projeto tem como objetivo conscientizar a população sobre as agressões que o lixo pode causar ao meio ambiente.

A ação tem início às 8h da manhã, quando 200 estudantes do Colégio Gênesis de Stella Mares vão sair em caminhada da Praia do Secret até Stella Maris, coletando o lixo e sensibilizando os banhistas sobre a importância de manter a praia limpa. Ao chegar ao lado da Barraca do Lôro, os participantes encontrarão uma arena multidisciplinar com diversos espaços temáticos.

Além de toda a ação voltada para preservação do meio ambiente, o evento ainda conta com uma apresentação d’O Quabales, que é um projeto socioeducativo cultural realizado no Nordeste de Amaralina. Idealizado pelo multi-instrumentista, compositor, produtor e performer Marivaldo dos Santos, O Quabales promove a fusão entre a percussão baiana e a linguagem do aclamado show STOMP. Seu grande diferencial é a produção de instrumentos musicais não convencionais a partir de material reciclado.

>> Espaços Temáticos

Estação Reciclagem: Local onde uma cooperativa fará o depósito e a triagem de todo o material recolhido na areia e produzido durante o evento, selecionando o que poderá ser reaproveitado.

Eu Quero Bandeira Azul na Minha Praia: Em parceira com a Associação de Surf e Ecologia de Stella Mares, o projeto promoverá uma campanha para que a praia de Stella Mares receba a Bandeira Azul, que é fornecida pelo programa Bandeira Azul, desenvolvido pela Fundação para a Educação Ambiental (Fee), sensibilizando os banhistas sobre a importância de preservar a área.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias e portos de recreio e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de regras. Os Critérios do Programa Bandeira Azul estão divididos em 4 grupos: Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água, Gestão Ambiental e Equipamentos, e Segurança e Serviços.

Campeonato Tag Team: Os alunos da Stella Surf School serão divididos em equipes e participarão de todas as atividades do evento acumulando pontos. Ao final, eles participam de um campeonato de surf, estilo revezamento, e a equipe que marcar mais pontos será a vencedora.

Aulas de Surf: Durante todo o evento, os visitantes também poderão aprender as noções básicas deste esporte aquático, com a ajuda de instrutores, por meio de uma escolinha de surf instalada no local.

Simulação de Salvamento no Mar:  Através de uma simulação, o grupo de guarda-vidas Tatankas Segurança Aquática vai ensinar ao público o que fazer em situação de risco de afogamento no mar e como ajudar outras pessoas nessa condição.  Uma tenda educativa também será instalada no local com o intuito de passar noções básicas para os participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário