03/04/2017

Cultura Portuguesa é tema de exposição na Perini



A exposição mostra a viagem da língua portuguesa que atravessou o Atlântico e ajudou a contar a história do Brasil.

Durante o mês de abril, os clientes que forem à Perini, na Graça, poderão apreciar a cultura portuguesa no Espaço Boulevard da loja. Doze painéis irão mostrar o surgimento da escrita da língua portuguesa, os vinhos portugueses, a era do descobrimento e a influência da gastronomia portuguesa na brasileira. Além disso, três réplicas de Naus Portuguesas da época do descobrimento, que fazem parte da exposição permanente do Gabinete Português de Leitura, do escultor José Nunes, estarão expostas para apreciação do público. A mostra é gratuita e acontece de segunda a sábado, das 6h às 22h e domingo das 6h30 às 20h.

A exposição tem como objetivo promover um melhor entendimento do lugar que a língua ocupa no mundo e valorizar a Língua Portuguesa, que é oficial em oito países. A concepção da exposição é do Departamento de Museologia da Universidade Lusófona, com sede em Lisboa, que trouxe para Salvador em junho de 2015, 26 painéis contando a história da língua portuguesa, em decorrência dos oito séculos do acordo firmado entre Brasil, África e Portugal sobre a língua. “E agora, foi feito um recorte de 12 telas para ser exposto na Perini, com aspectos relevantes da história da língua, como a origem, a expansão, os povos que falam português no mundo, o acordo ortográfico e o Museu da Língua Portuguesa, que é a única língua a ter um museu no mundo”, revela a professora Rita Aparecida Coelho, uma das organizadoras da exposição.

“A Perini escolheu a gastronomia para contar a viagem da língua portuguesa até o Brasil. Assim, vamos descobrindo os sabores da culinária brasileira que vieram de Portugal e aqui se mesclaram a outros sabores”, reforça a professora Rita.

 Os visitantes da exposição poderão aproveitar o almoço grátis da “Campanha dos Amigos” no restaurante Perini Graça. Funciona assim: quatro amigos ou familiares consomem o buffet do horário de almoço, das 12h às 15h30, e um deles será gratuito. O buffet é variado e oferece massas, pratos quentes, carnes, aves, saladas, grelhados e antepastos – todos com tempero especial e um toque gourmet do chef Francisco, responsável pelas delícias gastronômicas do restaurante.

Viagem para Portugal
Além disso, está acontecendo o Festival Português nas lojas Perini. Pescados, azeites, vinhos e chocolates estão com preços especiais para os clientes que forem às lojas até 13 de abril. Durante o período, a cada 100 reais em compras por nota fiscal, o cliente ganha um cupom, e concorre a uma viagem de oito dias e sete noites com acompanhante para Lisboa, em Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário