quinta-feira, 6 de abril de 2017

INSTITUTO TOMIE OHTAKE REALIZA OFICINAS DE PINTURA E ESCULTURA NA CAIXA CULTURAL SALVADOR



Práticas experimentais ‘Cor e Gesto’ e ‘Cor e Linha’ acontecem neste sábado (8), às 11h e 15h, com inscrições gratuitas
A Caixa Cultural Salvador oferece neste sábado, 8 de abril, as oficinas Experimentos em pintura: Cor e Gesto Experimentos em escultura: Corpo e Linha, ambas do Instituto Tomie Ohtake. Gratuitas e abertas a todos os públicos com faixa etária acima de 12 anos, as oficinas visam experimentar técnicas inspiradas nas obras da artista Tomie Ohtake. A atividade de prática experimental em pintura possui 15 vagas e acontece a partir das 11h. Já a prática experimental em escultura acontece à tarde, às 15h, também com 15 vagas. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas na recepção da Caixa Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro), que também recebe a exposição Tomie Ohtake - Cor e Corpo até o dia 23.
Utilizando materiais não convencionais para a maioria do público, como pincel japonês, nanquim, caneta de bambu e água, a prática Cor e Gesto vai explorar as principais características das pinturas de Tomie Ohtake: a presença do gesto e o uso de cores fortes e marcantes. Com música ambiente, a atividade acontecerá à meia luz, apenas iluminada por um equipamento que projetará uma pintura feita pelo educador da atividade dentro de uma travessa de água com anilina. A prática irá propor uma desconstrução das pinturas previamente idealizadas pelos participantes, por meio da utilização da água como elemento desestabilizante dessa pintura.
Na atividade Experimentos em escultura: Corpo e Linha, os participantes irão experimentar um pouco do processo criativo das grandes esculturas de Tomie, que a imortalizaram entre umas das maiores artistas abstratas do mundo. Utilizando materiais simples, como papéis e arames, a atividade terá ênfase na produção das esculturas expostas em Tomie Ohtake: Cor e corpo. A proposta é explorar a noção de linha tridimensional em dois momentos, de início utilizando arame para a construção de formas inspiradas nas esculturas da mostra e, posteriormente, por meio de um desenho realizado no espaço através de light painting (técnica de desenho com luz, em que uma câmera fotográfica registra os movimentos feitos com a lanterna).
As atividades serão conduzidas pelos educadores do Instituto Tomie Ohtake Felipe Tenório e Melina Martinho. Artista educador formado em educação artística pela Faculdades Integradas Coração de Jesus (FAINC) e artes visuais pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Tenório atua no Instituto há seis anos e é coordenador da Equipe de Ação e Pesquisa Educativa. Assistente de coordenação da mesma equipe, Melina Martinho é bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e atua no Instituto desde 2011.
Serviço:Oficinas Experimentos em pintura: Cor e Gesto e Experimentos em escultura: Corpo e Linha
Data: 8 de abril de 2017 (sábado)
Horário: 11h (Cor e Gesto) e 15h (Cor e Linha)
Local: CAIXA Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador)
Realização: Instituto Tomie Ohtake
Inscrições: Gratuitas, no local.  
Informações: (71) 3421-4200
Classificação indicativa: 12 anos
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário