23/05/2017

INOVAR É PRECISO: SEMINÁRIO DEBATE PROPOSTAS PARA O CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR


Evento acontece no Hotel Pestana Convento do Carmo e tem entrada gratuita

Inovação e empreendedorismo nos centros históricos é o foco do seminário que será realizado no próximo dia 30 de maio, no Hotel Pestana Convento do Carmo. A iniciativa contará com a participação de diversos especialistas nacionais e internacionais que irão trazer à tona exemplos de cidades que tornaram seus centros mais vivos, em uma troca de experiência que busca contribuir com soluções e novas oportunidades para Salvador. O evento, cuja entrada gratuita, é uma realização do Instituto ACM com apoio da Oi, e as inscrições podem ser feitas no dia do evento. 

Intitulado “Centros Históricos: Inovar é Preciso”, o seminário contará com a participação de Josep Piqué que apresentará, através de videoconferência, a palestra ‘Cidades de Conhecimento em Cidades Inteligentes: o case de 22@ Barcelona’. Piqué é presidente da La Salle Technova Barcelona e da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação, além de ter sido CEO do projeto 22@barcelona, um dos principais distritos de inovação do mundo. Em seguida, o convidado irá participar de um talk show mediado por Marcus Alban, pesquisador e professor da Escola de Administração da UFBA.

O evento segue com a participação de Luciane Gorgulho, chefe do departamento de economia da cultura do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que irá abordar o tema “O Patrimônio Cultural como Âncora do Desenvolvimento Econômico e Social”. Em seguida, quem fala é Guilherme Bellintani, secretário de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador, sobre o ‘Centro Histórico de Salvador – Os Caminhos e as Pessoas”. A programação se encerra com o painel ‘Como promover ecossistema de inovação no Centro Histórico’, que contará com a presença de Luciane Gorgulho, Guilherme Bellintani, Érica Diogo, coordenadora Geral de Bens Imóveis do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Jack Cavalcanti, diretor da Unipartners.

Inserido em um ciclo de debates voltados à revitalização do Pelourinho, o evento também será uma oportunidade para apresentar os resultados do seminário 'Centros Históricos: O Desafio da Governança', tema da Semana ACM 2016. Com base nos principais tópicos levantados e discutidos no ano passado, o Instituto ACM irá apresentar propostas para uma governança contemporânea do Centro Histórico de Salvador. 

Após a programação aberta ao público pela manhã, acontece, à tarde, a reunião de um grupo de trabalho voltado a planejar o 1º Seminário Internacional sobre Centros Históricos, sob a coordenação de Washington Fajardo - arquiteto e urbanista, ex-presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural da cidade do Rio de Janeiro, de 2009 a 2016.

“O nosso objetivo é mobilizar governos, organizações da sociedade civil, especialistas no tema e a comunidade em busca de recursos inovadores e sustentáveis para o centro da nossa cidade, de forma que ele possa se tornar um lugar pulsante. Queremos que as pessoas entendam e se apropriem desse novo conceito de enxergar o patrimônio como estratégia de desenvolvimento econômico”, destaca Claudia Vaz, diretora executiva do Instituto ACM.

Confira abaixo a programação completa do seminário “Centros Históricos: Inovar é Preciso”:

8h – Inscrições

9h – Resultados do seminário “Centros Históricos: o Desafio da Governança” - Claudia Vaz, diretora executiva do Instituto ACM

9h20 – Videoconferência Cidades de Conhecimento em Cidades Inteligentes o case de 22@barcelona - Josep Piqué, presidente da La Salle Technova Barcelona e da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação e um dos idealizadores do projeto

09h50 – Talk Show com Josep Piqué 

Moderação: Marcus Alban, pesquisador e professor da Escola de Administração da UFBA

10h20 – “Patrimônio Cultural como Âncora do Desenvolvimento Econômico e Social” - Luciane Gorgulho, chefe do Departamento de Economia da Cultura do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

10h40 – Centro Histórico de Salvador: os Caminhos e as Pessoas - Guilherme Bellintani, secretário de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador

11h – Painel: Como promover ecossistema de inovação no Centro Histórico
Guilherme Bellintani, secretário de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador
Luciane Gorgulho, chefe do departamento de economia da cultura do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
Érica Diogo, coordenadora Geral de Bens Imóveis do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Jack Cavalcanti, diretor da Unipartners – holding de investimentos em tecnologia da informação.

Serviço:
O que: seminário ‘Centros Históricos: Inovar é Preciso’
Quando: 30 de maio, das 8h às 12h30
Onde: Hotel Pestana Convento do Carmo - Rua do Carmo, 1, Santo Antônio Além do Carmo, Salvador
Para mais informações: (71) 3321-8784 / www.institutoacm.com.br
INSCRIÇÕES GRATUITAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário