24/05/2017

Projeto Incubadora Sonora leva shows de Rock e Rap ao Portela Café


Com Irmão Carlos, “Búfalos Vermelhos e a Orquestra de Elefantes” e “Maus Elementos”
 
A força do rock da banda “Búfalos Vermelhos e a Orquestra de Elefantes” e a batida do rap de “Maus Elementos” se juntam a energia e irreverência do músico Irmão Carlos no primeiro show da 3ª edição do Projeto Incubadora Sonora, que conta com apoio do Governo do Estado através do Fundo de Cultura da Bahia, da Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura, pelo edital 16/2016 – Setorial de Economia Criativa 2016. O evento acontece neste sábado (27), às 22h, no Portela Café e custa R$ 5,00 a entrada.
O show é resultado do projeto de incubação que ao longo de um mês trabalhou a capacitação profissional das nove bandas selecionadas. Nesse período foram realizadas oficinas de gravação, produção, fotografia, comunicação e cenografia, além da produção de um ensaio fotográfico e da gravação em estúdio de duas músicas autorais para cada banda. O projeto prevê ainda quatro shows entre junho e agosto com as demais bandas que integraram a Incubadora Sonora neste ano.
No repertório do show cada banda apresenta as peculiaridades de sua música autoral, o que reflete o foco do projeto em fortalecer o cenário da música independente na cidade de Salvador. “Búfalos Vermelhos e a Orquestra de Elefantes” toca um som de peso influenciado pelo rock dos anos 70 sem deixar de lado uma roupagem moderna; já a banda “Maus Elementos” mescla a oralidade do tradicional rap com elementos de samba, jazz e funk/soul. E ainda tem o músico e idealizador do Incubadora Sonora, Irmão Carlos, apresentado o seu novo disco com um repertório dançante que mistura black music, música eletrônica e blues.
O projeto Incubadora Sonora nasceu em 2013 a partir do desejo do produtor musical e agitador cultural Irmão Carlos em dar destaque e fazer circular a produção musical realizada nos bairros populares de Salvador. A ideia é levar a mentalidade empreendedora, o incentivo, a criatividade e a formação profissional para a cena musical independente da cidade e região metropolitana.
A 3ª edição do projeto selecionou 9 (nove) bandas provenientes de bairros periféricos de Salvador e de demais municípios da região metropolitana para capacitação profissional. As oficinas foram ministradas por nomes como o artista plástico Klaus Schuneman (cenografia); a produtora cultural Fernanda Bezerra (produção); o produtor musical Jorge Solovera (gravação); a fotógrafa Denisse Salazar (fotografia); o diretor de fotografia Gether Ferreira (vídeo); o marketeer Wendel Fernandes (comunicação) e o consultor Luis Alencar (redes colaborativas e o negócio da música).
Além das oficinas, cada banda contemplada ganhou um ensaio fotográfico e a oportunidade de gravar duas músicas autorais no estúdio Caverna do Som, que irá compor a coletânea "Incubadora Sonora 2017", em fase de pós-produção.
Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br

SERVIÇO
3ª EDIÇÃO DO PROJETO INCUBADORA SONORA
Shows: Irmão Carlos, Búfalos Vermelhos e a Orquestra de Elefantes, Maus Elementos
Data: sábado (27), 22h
Local: Portela Café (Rua Itabuna, 304 – Rio Vermelho)

Valor: R$ 5,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário