quinta-feira, 1 de junho de 2017

Braskem e Muzzicycles se unem para fomentar a produção de bicicletas com plástico reciclado


Resinas de polietileno reciclado são utilizadas para fabricação de 132 mil novas bicicletas no Brasil


Foto: Divulgação
 A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, e a Muzzicycles, fabricante brasileira de bicicletas, são parceiras para a promoção da reciclagem e para transformação do plástico por meio do Wecycle. Ao integrar a plataforma, a Muzzicycles passa a receber resinas de polietileno de cooperativas de reciclagem apoiadas e verificadas pela Wecycle e também inseridas no programa ser+realizador, que colabora com a gestão de cooperativas em 11 estados brasileiros, com incentivos da Braskem.

Atualmente, a Muzzicycles tem a capacidade de produzir 132mil quadros de bicicleta ao ano, que representariam a reciclagem de 150 toneladas de resíduos plásticos, evitando que o material fosse descartado em aterros sanitários. Cada quadro contém cerca de três quilos de plástico, sendo 30% deles reciclado. A mistura entre polímero virgem e reciclado é necessária para garantir o bom desempenho mecânico da bicicleta.

Entre as vantagens dos quadros de plástico, estão a resistência e a absorção de impacto - características do polietileno - e a garantia vitalícia para uso. Após a coleta, reciclagem e transformação do plástico, com apoio da Braskem, as bicicletas são montadas e comercializadas em diversas cores.

“Inserir o plástico reciclado como matéria-prima de bicicletas é mais uma demonstração da diversidade de aplicações desse material e um incentivo para práticas e atitudes mais sustentáveis e criativas em diversos setores produtivos”, afirma André Leonel Leal, da Braskem.

Wecycle
A plataforma Wecycle foi criada com o objetivo de fomentar negócios e iniciativas para a valorização de resíduos plásticos, reforçando o compromisso da Braskem com a cadeia do plástico no Brasil. Tem como foco o desenvolvimento de produtos com conteúdo reciclado pós-consumo com maior confiabilidade sobre a fonte de matéria prima, a qualidade e confiabilidade técnica e o compromisso ambiental e social da cadeia envolvida.
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário