02/06/2017

Exposição ‘Tom Zé 80 anos’ entra em cartaz na próxima semana

Foto: André Conti.

Mostra terá visitação gratuita de 8 de junho a 6 de agosto na Caixa Cultural Salvador

Os 80 anos do cantor e compositor tropicalista Tom Zé serão lembrados em uma exposição inédita que entra em cartaz em Salvador na próxima quinta-feira, 8 de junho. A mostra Tom Zé 80 anos reúne obras gráficas, digitais e interativas, com músicas, fotos e depoimentos sobre vida e obra em do baiano, natural de Irará, que revolucionou o fazer musical no Brasil. Com entrada franca, a exposição estará aberta à visitação até o dia 6 de agosto, sempre de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, na Caixa Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro).

Entre as obras, uma linha do tempo detalhada, trabalho gráfico-visual assinado pelo designer, produtor de mídia interativa e curador da exposição André Vallias. Um segundo espaço faz referência ao pioneirismo digital do artista. A efervescência musical do artista também ganha destaque. De “Tom Zé - Grande Liquidação”, primeiro disco autoral lançado em 1968, até “Canções Eróticas de Ninar”, lançado no ano passado, a discografia completa de Tom Zé, reunindo 28 trabalhos completos, estará disponível na exposição.

Idealizada pela cantora, produtora cultural e amiga pessoal de Tom Zé, Bete Calligaris, da Eureka Ideias (RJ), a exposição traz ainda contribuição textual do escritor Antônio Risério, além de uma pequena mostra de um acervo pessoal com mais de 10 instrumentos inventados pelo artista, a partir de objetos e materiais inusitados, e utilizados em muitas de suas gravações e shows.

Em ‘Estudando o Sampler’, outro espaço da mostra, uma instalação de música interativa, visual e imersiva, a sala de galeria transforma-se em uma máquina de sampler, controlada pelos movimentos do corpo dos visitantes através de um sensor. A obra é assinada pelo coletivo Sangue no Silício, de Cachoreira (BA), que reuniu para este projeto Jarbas Jácome, Victor Valentim e Zé Balbino.

Serviço:
Exposição Tom Zé 80 anos
Período: de 8 de junho a 6 de agosto de 2017
Horário: das 9h às 18h, de terça-feira a domingo
Local: CAIXA Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador)
Entrada franca
Informações:
 (71) 3421-4200
Classificação indicativa: livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário