29/06/2017

Festival Gastronômico Sabores de Itacaré traz a sofisticação do jazz em sua 4ª edição





Vista panorâmica de Itacaré (Elton Andrade)
Apontado como um dos melhores festivais gastronômicos da Bahia, a 4ª edição Festival Gastronômico Sabores acontece de 13 a 23 de julho, em 30 restaurantes da cidade com uma programação cultural cheia de atrações. 
Quem estiver na cidade, localizada no litoral Sul da Bahia, a 422 km de Salvador, poderá degustar pratos diversos feitos à base de produtos cultivados na região. E o melhor, com preços promocionais, que variam de R$ 7 a R$ 55 e estão divididos em cinco categorias: prato principal, petisco, lanche, sobremesa e drink.
“A proposta é a gente inovar, diversificar a oferta turística, integrar a economia e potencializar a gastronomia local transformando-a num produto e roteiro turístico”, afirma Júlio Oliveira, secretário municipal de Turismo, organizador do evento.
Esse ano o evento ganha um time de peso, que vão abrilhantar a programação da Cozinha Show. Entre alguns nomes estão os chefs Leonardo Roncon, paulista de Santo André, especializado em alta gastronomia e apresentador do programa “Chefs em Ação”, do Canal Sony; Marcos Oliveira, mais conhecido como Chef Meia Noite, natural de Itacaré e que atualmente comanda o Restaurante Capim Santo, em São Paulo; Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, do restaurante Origem em Salvador e Caco Marinho do restaurante Doc, um dos mais bem-sucedidos chefs de Salvador. Além do chef Ricardo Brito do restaurante Al Mare e Cristiano Ribeiro do Senac Salvador.
Chef Fabrício Lemos integra a Cozinha Show (Divulgação)
A Cozinha vai acontecer todas as noites, sempre às 18h. O espaço é preparado para a interação entre profissionais da gastronomia e o público. Os chefs convidados mostram suas habilidades, preparam receitas ao vivo e ensinam alguns truques da cozinha.  
Quem também passa por lá são os chefs da terra, Júnior França, Consultor em Gastronomia; Paulo Pinto, da Sorveteria Show de Bola; Marly Katarina, do Café Cacau Restaurante e Lanchonete, Clécio Campos, do Restaurante Itacarezinho; Chef Leleco, Restaurante Espaço Brasil; Jô da Villa Ecoporan e Aurelien Roche, do Txai Resort.
"Vamos misturar os chefes locais com os convidados, mas tendo sempre à mesa, produtos da nossa agricultura. Nós temos em Itacaré uma agricultura forte e diversificada e uma das propostas do Festival, com o tema Gastronomia de Raiz, é o fortalecimento da nossa identidade gastronômica através do uso dos produtos da agricultura familiar local. Com isso estamos proporcionando uma maior integração econômica do turismo e inclusão social", revela o prefeito Antônio de Anízio.

Festa do Chef
Pelo segundo ano consecutivo o Festival realiza as “Festas do Chef, na semana do dia 17 ao 21/06. As festas contarão com uma apresentação ao vivo das receitas dos estabelecimentos. Após cada preparo o público é convidado a degustar o prato. Como toda boa festa, a programação se encerra com música ao vivo de artistas locais.
Açaí na Coroa de Chocolate do Café Cacau (Mário Nogueira)
Boa Gastronomia e Boa Música 
Em 2017, o encanto da cidade, o charme das belezas naturais e o sabor da gastronomia local, unem-se as harmonias do jazz, ritmo que vai embalar as noites do evento. Com uma programação cultural diferenciada, o Festival também dá oportunidade aos artistas da terra, manifestações culturais apresentam a raiz do município. A programação segue com eventos gratuitos.
Segundo Júlio Oliveira, Secretário de Turismo, o evento contará com uma novidade: a requintada gastronomia da cidade faz uma homenagem ao Jazz, trazendo nomes consagrados do ritmo na Bahia como Laurent Rivemales Trio, Beatles ´N´ Jazz e Vanessa Melo. 
“Estaremos proporcionando uma programação especial de abertura unindo a boa gastronomia ao Jazz, um gênero musical que conquistou Itacaré. A nossa ideia é unir a cultura afro americana com os artistas locais, como: Ronara Criola, Zalela e Rômulo Mocotó”, explica o Secretário.
Laurent Rivemales na Programação Musical (PianoForte)
Programação Cultural
Além de estrutura de palco para as apresentações musicais, sempre após a Cozinha Show, artistas e músicos locais vão mostrar seu trabalho, como a MPB de Ronara Criola, o pop rock de Bruta Raça, Os Três da Bahia traz o seu forró estilizado.
A programação segue com eventos gratuitos. Manifestações culturais quilombolas ganham destaque, como a Bicho Caçador, Capoeira, Quadrilha Villa Madalena, Grupo Le Dum, Percussão Mirim com Instrumentos Reciclados, entre outros.
O francês Lautent Rivemales, dá início aos shows, na quinta-feira (13/07). Ele sobe ao palco, às 22h30 e apresenta clássicos do jazz. Na sexta-feira (14/07), o grupo Beatles ‘N’ Jazz, se apresenta às 22h30 e leva releituras de canções da consagrada banda Inglesa, The Beatles. Sucessos como Yellow Submarine e She Loves You ganharam versões surpreendentes na interpretação dos músicos.
Quem encerra a primeira semana do Festival é a cantora Vanessa Melo & Quarteto, no sábado (15/07). Dona de uma voz melódica, Vanessa leva no repertório música brasileira na levada de samba-jazz, passando por clássicos internacionais, sempre trazendo na raiz musical a base jazzística.
Feira do Agricultor
A feirinha com produtos da Agricultura Familiar será montada nos dias 13, 14 e 15 de julho, na Orla de Itacaré. Serão comercializados produtos como grãos e farináceos, arroz agulhinha polido, centeio em grão, soja grão granel, óleos, temperos, geleia, entre outros. A feirinha da agricultura familiar funcionará a partir das 14h. 

Feira de Artesanato
Os artesãos locais vão expor produtos como acessórios, roupas com estilo datado, telas, quadros, luminárias, velas, cosméticos e perfumaria artesanal e local. Além disso, os restaurantes que participam do Festival também poderão participar das feiras, comercializando seus pratos, em porções pequenas a preços promocionais.
O Festival Gastronômico Sabores de Itacaré, é uma realização da Prefeitura Municipal, com apoio do Governo do Estado, Bahiatursa, SEBRAE, SENAC, SDR/Car, Miolo, Todeschini, Faculdade Madre Thais, CDL Itacaré, Ertour, Fertour, Villa Ecoporan, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e o Sindicato de Hospedagem e Alimentação (Spha).

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO FESTIVAL
13 DE JULHO (QUINTA-FEIRA) – ORLA DE ITACARÉ
14h – Feira da Agricultura Familiar
17h – Feira da Praça Especial com Artesãos Locais
18h – Abertura e Apresentação Cultural (Bicho Caçador)
COZINHA SHOW
18h30 – Chef Meia Noite (Restaurante Capim Santo | SP). Apresentação: Peixe em Crosta de Pão Capim Santo e Licuri com Ratatouille Brasileiro. Tema: Cozinhando para os 5 sentidos.
19h30 – Chef Cristiano Ribeiro (Senac |Salvador)
20h30 – Chef Fabrício Lemos (Restaurante Origem | Salvador). Apresentação: Galinha Caipira com Licuri e Gnocchi de Milho. Tema: A Bahia Além do Dendê.
21h30 – Chef Lisiane Arouca (Restaurante Origem | Salvador). Apresentação: Maracujá Especial. Tema: Chocolates de Origem
SHOWS NO PALCO
22h30 – Laurent Rivamales (Jazz)
00h30 – Ronara Criola (MPB)
14 DE JULHO (SEXTA-FEIRA) – ORLA DE ITACARÉ
9h às 12h – Oficina SENAC: Boas Práticas para Pescados Mais Saudáveis
14h – Feira da Agricultura Familiar
17h – Feira da Praça Especial com Artesãos Locais
17h – Apresentação Cultural (Capoeira)
COZINHA SHOW
17h30 – Chef Marly Katarina – Cozinha Kids (Café com Cacau | Itacaré). Apresentação: Açaí na Coroa de Chocolate. Tema: Cacau, a Força da Natureza.
18h30 – Chef Paulo Pinto (Consultor Gastronômico | Itacaré). Apresentação: Peixe Assado de Beira de Praia. Tema: Valorizando o que a Nossa Terra Tem de Melhor.
19h30 – Chef Rafael Bravo (Bravo Burguer Beer | Salvador). Apresentação: Hambúrguer da Terra e Milkshake da Fazenda. Tema: Processo Criativo e Operacional Hambúrguer e Milkshake Gourmet.
20h30 – Chef Júnior França (Consultor Gastronômico | Curados do Festival). Apresentação: Pescado aos sabores da terra e chips de caroço de jaca. Tema: Cozinhando com Sabores e Lembranças de Itacaré.
21h30 – Chef Leonardo Roccon (Cozinha em Ação | São Paulo). Apresentação: Tartar de Tomate com Melancia e Paella Caipira com Feijão de Corda. Tema: Comfort Food Contemporâneo.
SHOW NO PALCO
22h30 – Beatles ‘N’ Jazz (Jazz)
00h30 – Os três da Bahia (Forró)
15 DE JULHO (SÁBADO) – ORLA DE ITACARÉ
8h30 às 12h30 – Workshop SENAC: Petiscos à Base de Mandioca
14h – Feira da Agricultura Familiar
17h – Feira da Praça Especial com Artesões Locais
17h – Apresentação Cultural (Quadrilha Vila Madalena)
COZINHA SHOW
17h30 – Chef Paulo Pinto – Cozinha Kids (Sorveteria Show de Bola | Itacaré). Apresentação: Sorvete Kids. Tema: Brincando com Cores e Sabores.
18h30 – Chef Aurélien Roche (Txai Resort). Apresentação: Robalo dos Companheiros do Txai. Tema: Cozinhando com os Companheiros.
19h30 – Chef Caco Marinho (Restaurante DOC | Salvador). Apresentação: Vermelho e Ouriço com Purê e Vinagrete de Mangalô. Tema: Qualidades da Pequena Produção. Terra e Mar de Itacaré.
20h30 – Chef Clécio (Restaurante Itacarezinho). Apresentação: Robalo com Garú. Tema: Sustentabilidade vs Consumo consciente.
21h30 – Chef Ricardo Brito (Restaurante Al Mare | Salvador). Apresentação: Peixe com Vegetais Orgânicos e Emulsão de Limão Rosa. Tema: Da Horta para a Mesa.
SHOWS NO PALCO
22h30 – Vanessa Melo & Quarteto (Jazz)
00h30 – Bruta Raça (Pop Rock)
16 DE JULHO (DOMINGO) – ORLA DE ITACARÉ
17h – Feira da Praça Especial com Artesãos Locais
17h30 – Chef Turco – Cozinha Kids (Pizza do Turco | Itacaré). Apresentação: Mini Pizza. Tema: Mini Pizza e suas Aventuras.
18h30 – Apresentação Cultural (Grupo Le Dum | Percussão Mirim com Instrumentos Reciclados)
COZINHA SHOW
19h – Chef Jô (Villa Ecoporan | Itacaré). Apresentação: Bobó de Coco Verde com Camarão. Tema: Bahia Gourmet.
20h – Chef Leleco (Espaço Brasil). Apresentação: Paella Arretada. Tema: Do Mar ao Pomar.
21h – Chef Marly Katarina (Café Cacau | Itacaré). Apresentação: Carne do Sol na Pedra. Tema: Tradição da Nossa Terra.
21 a 23 DE JULHO – ORLA DE ITACARÉ
19h – Festa do Chef (Nos estabelecimentos participantes)
FESTAS DOS CHEFS
20/07 – 19h - Pé de Amêndoa Café Bar
21/07 – 19h - Restaurante Alamaim
22/07 – 12h - Cabana Corais

* Programação sujeita a alteração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário