20/06/2017

Iaçu divulga sua programação


Cidade apresenta grade da festa que acontece nos dias 23, 24 e 25 de junho

​Foto: Alex Lopes​


Com três dias de festa, o Arraiá do Mochilão, em Iaçu, já divulgou a sua programação. Distante 275 km de Salvador, o tema de festa, que acontece na Praça dos Ferroviários, em frente à Estação de Trem da VLI-Ferrovia Centro Atlântica será “Aguenta, coração! O cupido me flechou no Arraiá do Mochilão”.

Na sexta-feira, dia 23, a festa contará com Filomena, As Gondins e Cangaia. Nosábado​(24)​será a vez de Josefina Furacão, Kiko Salles e Forrozeiro do Mato. A festa se encerra, no dia 25domingo, ao som de João Almeida e Flor de Maracujá.
O “Arraiá do Mochilão” é uma homenagem ao trem que por mais de 30 anos um transportava passageiros economicamente sem recursos. De 1930 na 1960 este meio de transporte era conhecido como “Mochila” e levava passageiros do Recôncavo baiano para a Chapada Diamantina.

Como manda a tradição, os festejos juninos começam na noite do dia 23, com a chegada do trem Mochilão, seguidos de apresentações de quadrilhas e shows. O passeio de trem, uma das principais atrações de Iaçu, é realizado durante os dias da festa. Outro ponto alto da festa é o Arrastão dos Candangues, que acontece na tarde do dia 25.


História Iaçu realiza o Arraiá do Mochilão desde o ano de 2005. O objetivo da festa é preservar manifestações com forte apelo cultural e turístico, além de fortalecer a cultura regional, preservar a tradição popular, os festivos juninos e movimentar a economia da cidade. Neste período o Município aumenta o seu fluxo turístico, aquecendo a economia local. A festa é uma valorização da história do município, que tem uma trajetória de desenvolvimento em torno da linha férrea. A cidade com tradições nordestinas possui uma gastronomia que privilegia os produtos da caatinga e do Rio Paraguaçu.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário