05/06/2017

Parque Ecológico de Vilas será reaberto no Dia Mundial do Meio Ambiente



O espaço é mais uma opção gratuita que laurofreitenses, baianos e turistas terão para o lazer.

O Parque Ecológico de Vilas do Atlântico será reaberto e entregue a sua comunidade, no dia 05 de junho (segunda-feira), às 9h. Considerada uma data emblemática para o planeta, pois se comemora o Dia Internacional do Meio Ambiente, o parque que foi inaugurado em 19 de abril de 1996, tem um acervo significativo de fauna e flora, e será reinaugurado com uma série de atividades.

Localizado no coração do município de Lauro de Freitas, em uma área com mais de 70.000 m², cercada de vegetação nativa, sendo 15 mil m² ocupados com equipamentos e serviço, adequado para lazer, entretenimento, qualidade de vida, e o principal, com entrada gratuita para os laurofreitenses, baianos e turistas que quiserem aproveitar o espaço para reunir a família e amigos.

O Parque possuí mais de 70 espécies de mudas plantadas, entre elas, frutíferas e de temperos. A exemplo de: cambuí, abiu, acerola, tomate, manga, abacate, banana, carambola, siriguela, açaí, fruta-pão, salsa, manjericão, cebolinha, sálvia, alface, hortelã, rúcula, etc. E uma horta exclusiva com ervas medicinais. Além de uma área reservada para as crianças com brinquedos, tirolesa, um espaço reservado para jogos (dama, xadrez, dominó), trilha, concha acústica com capacidade para 500 pessoas para apresentações de peças teatrais, saraus e apresentações musicais e de danças. Haverá um espaço reservado também, ao Projeto TAMAR, com protótipos das tartarugas marinhas, com o intuito de conscientizar os visitantes sobre a preservação da espécie.

Numa trilha de quase 1 km, biólogos e o engenheiro ambiental Maurício Fontes orientarão os visitantes sobre as espécies catalogadas inserida na mata, onde encontrarão ainda palmeiras, xaxins e pau-brasil e a necessidade de preservação do ecossistema.

O Parque disponibiliza viveiros (parceria com IBAMA), Espaço Zen para práticas de massagem, meditação e leitura, estufa para plantas, orquidário, borboletário e fumódromo.

O responsável pela revitalização do Parque, o Secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos de Lauro de Freitas, Alexandre Marques, revela que está ansioso pela reabertura do espaço e espera que o mesmo, proporcione muita alegria às famílias e a quem for visitar: “Trazer a família para se encontrar no parque para atividades como piquenique, brincadeiras, ou seja, um encontro saudável para todas as gerações com segurança e ligados a natureza com conforto. Vale ressaltar que esta ação é uma parceria da SEMARH e da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas”.


O Parque Ecológico de Vilas está situado na Avenida Itapoan, em Vilas do Atlântico, com entrada gratuita e aberto ao público todos os dias da semana, das 8 às 17h, com o apoio da Guarda Municipal Ambiental.

Durante a semana de 5 a 11 de junho serão oferecidos cursos, atividades artísticas, palestras, vivências de incentivo às hortas caseiras e agricultura manual, lançamento dos projetos socioambientais que serão desenvolvidos ao longo deste ano.

Segue abaixo a programação:

05/06 – Dia Mundial do Meio Ambiente

8h - Apresentação da Orquestra de Pandeiros

9h – Apresentação da programação dos projetos socioambientais, seguido de ato público de mobilização social do plano municipal de saneamento básico de Lauro de Freitas.

10h – Apresentação teatral com temática ambiental.

11h – Tour informativo pelo Parque Ecológico.

06/06 – Uso Consciente da água

9h – Palestra sobre rios e uso consciente da água.

10h – Trilha ecológica com alunos da rede municipal de ensino.

07/06 – Plantando Saúde

9h – Vivência de incentivo à horta caseira e agricultura natural.

08/06 – Rios e mananciais

9h – Roda de conversa: uma visão holística da problemática dos rios e mananciais do município.

09, 10 e 11/06 – Semeando a sustentabilidade

8 às 17h – Curso de compostagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário