26/06/2017

Simpósio vai discutir avanços no tratamento do câncer de pele com foco no melanoma



Mesmo no inverno e nos dias de chuva a radiação solar pode causar danos à pele. O uso de protetor solar deve ser diário.


Para discutir os últimos avanços e tendências no diagnóstico e tratamento do câncer de pele, o NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia) e o Grupo Oncoclínicas promovem o 4º Simpósio Baiano de Câncer de Pele com Foco em Melanoma, no próximo dia 15 de julho, das 8 às 18 horas, no Fiesta Bahia Hotel. O evento, presidido pela médica Gildete Lessa, vai reunir oncologistas, dermatologistas, radioterapeutas, patologistas,  enfermeiros, farmacêuticos, residentes e estudantes de medicina. Informações e inscrições: www.abmeventos.org.br  / telefone (71) 2107-9684.
.
O Simpósio conta com o apoio do Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM), Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD-Ba), Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica(SBOC) e Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC). O evento cientifico vai abordar o que existe de mais atual nas áreas de prevenção, diagnóstico, tratamento e cirurgia do câncer de pele melanoma.
Considerado o tumor de pele mais agressivo e letal, o melanoma tem alto potencial para formar metástases e atingir rapidamente outros órgãos do corpo, podendo ser fatal caso não seja diagnosticado e tratado precocemente.
A imunoterapia e a terapia molecular alvo-dirigida têm revolucionado os tratamentos do câncer de pele melanoma nos estágios mais avançados. “Até pouco tempo não tínhamos muitos recursos para tratar melanoma metastático, no entanto, nos últimos três anos a medicina deu passos largos com o desenvolvimento de várias drogas inteligentes, que têm apresentado resultados promissores”, esclarece a oncologista Gildete Lessa, presidente do Simpósio.
As drogas inteligentes ou drogas-alvo têm maior especificidade e menor toxicidade, identificam e atacam apenas as células cancerígenas, preservando as saudáveis, e causando menos efeitos colaterais. No caso da imunoterapia, as drogas estimulam o sistema imunológico para que ele reaja contra o tumor, atacando apenas as células cancerígenas.
"Essas drogas trazem um avanço considerável e promissor ao tratamento do câncer. São substâncias indicadas para tumores específicos e permitem um tratamento menos agressivo, com menos efeitos colaterais, aumentando a sobrevida e a qualidade de vida do paciente”, afirma a oncologista Gildete Lessa.

Novas terapias

Cerca de 50% dos casos de câncer melanoma apresentam mutações no Gene BRAF, que fazem com que o tumor cresça rapidamente. O desenvolvimento de drogas inibidoras do Gene Mek, que também bloqueiam a proteína BRAF, é um dos avanços para o tratamento do melanoma.

O anticorpo monoclonal de origem humana, produzida a partir de uma proteína do sistema imunológico, também é uma alternativa no tratamento do melanoma avançado. Esta droga imunoterápica bloqueia a ação da proteína CTL-4, substância que reduz as defesas do organismo. Ao inibir a ação da CTL-4, a droga estimula o sistema imune a combater as células do melanoma.

Outro alvo do tratamento do melanoma é a PD-1, proteína presente nas células de defesa do corpo humano. A PD-1 "esconde" o tumor do sistema imunológico. Ao bloquear a ação dessa proteína, medicamentos inibidores de PD-1 estimulam o sistema imunológico para conseguir identificar e destruir células malignas.


Melanoma

A exposição excessiva ao sol sem proteção e acumulada durante a vida é a principal causa do câncer de pele.

O melanoma é o tipo de câncer de pele mais agressivo e altamente letal por sua alta capacidade de crescer (metástases) e atingir rapidamente outros órgãos do corpo. Apesar disso, quando diagnosticado em estado inicial, esse tipo de câncer cutâneo tem até 95% de chances de cura só com a cirurgia para a retirada do tumor.

De acordo com um estudo americano, publicado narevista científica  "Archives of Dermatology",pacientes com  melanoma apresentam um risco 28% maior de desenvolver outros tipos de tumor, principalmente de mama, próstata e linfoma não Hodgkin.
O melanoma cutâneo é um tipo de câncer de pele que tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e tem predominância em adultos brancos.
Pessoas com pele clara, sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros estão no grupo com maior risco. Também apresentam maior risco pessoas com histórico familiar da doença, histórico de queimaduras solares, quem tem pintas e pessoas que ficam vermelhas, mas nunca se bronzeia.
Normalmente, o tumor nasce com uma pinta escura. A manifestação da doença acontece após o aparecimento de uma pinta escura de bordas irregulares acompanhada de coceira e descamação. Em casos de uma lesão pigmentada pré-existente ocorre aumento no tamanho, alteração na coloração e na forma da lesão, que passa a apresentar bordas irregulares.
“Quem possui uma ferida que não cicatriza ou uma pinta que está mudando de cor deve procurar de imediato seu dermatologista”, alerta a médica Gildete Lessa.



Prevenção

Mesmo no inverno e nos dias nublados ou de chuva, a ação da radiação ultravioleta (UV) sobre a Terra é intensa e os cuidados com a exposição solar devem ser tomados diariamente.

Os especialistas recomendam o uso diário do protetor solar por pessoas de todos os tipos de pele.
“O melhor tratamento ainda é a prevenção e o diagnóstico precoce”, afirma a oncologista Gildete Lessa.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que todas as medidas de proteção sejam adotadas quando houver exposição ao sol: uso de chapéus, camisetas e protetores solares. Também deve ser evitada a exposição solar entre 10 e 16h. Para o uso de filtros solares, é sugerida a reaplicação a cada duas horas ou após mergulhar ou transpirar excessivamente. O ideal é que o Fator de Proteção Solar (FPS) seja, no mínimo, 15.
Além da proteção solar, é importante fazer uma avaliação clínica da pele para prevenir o desenvolvimento da doença. É preciso estar atento a alguns sinais (FONTE: SBD):
  • Um crescimento na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida;
  • Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
  • Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Sobre o NOB
O NOB integra o grupo Oncoclínicas, que reúne 40 unidades de referência no tratamento oncológico no país. Fundado em 1992, o Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB) tem sua sede na Avenida Ademar de Barros, 123, no bairro de Ondina, em Salvador, e conta também com unidades em Lauro de Freitas e no Hospital da Bahia, tendo como missão o acolhimento e a saúde integral do paciente oncológico. Para isso, conta com um corpo clínico formado por diversos especialistas, dentre oncologistas, hematologistas, reumatologistas, algologistas (tratamento da dor), nutricionistas e psicólogos que atuam juntos de forma multidisciplinar, com foco no atendimento humanizado e individualizado para garantir o melhor para o paciente. Sua equipe é altamente qualificada e comprometida com o aprimoramento contínuo.
A instituição conquistou, de forma pioneira no Nordeste, o nível máximo da Acreditação pela ONA e também conta com a parceria de um centro de referência mundial em tratamento do câncer, o Dana Farber Cancer Institute, afiliado a Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário