15/08/2017

​ APAE Salvador lança livro de receitas inédito para pacientes com doença genética rara



​ 
A chef Tereza Paim foi convidada pela APAE Salvador para apadrinhar o lançamento do livro idealizado pela instituição, Receitas de Vidano dia 17, às 18h, na sede da APAE, no bairro da Pituba. As receitas são direcionadas a pacientes com Fenilcetonúria (PKU), que convivem com uma dieta restritiva como parte importante do tratamento para a doença. A iniciativa tem como propósito trazer mais sabor às refeições desses pacientes e incentivar a adesão à dieta, evitando sequelas como danos intelectuais e distúrbios de comportamento.

Tereza será a responsável pelo coquetel do lançamento e, para isto, criou canapés especiais. “Apoio esta causa e, em respeito às restrições alimentares de pessoas com a Fenilcetonúria (PKU), criei um cardápio especial com elementos e ingredientes permitidos para quem não pode comer proteínas naturais”, explica.

Pensando nesse cenário, a APAE Salvador desenvolveu formas diferentes de aguçar o paladar dos pacientes a partir da Cozinha Experimental Fenil, um espaço de troca de experiências entre pacientes e familiares. Nos encontros da cozinha experimental, foi possível estimular a adesão e a elaboração de novas formas de preparo dos alimentos liberados na dieta de PKU, permitindo a criação de receitas mais saborosas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário