11/10/2017

13ª edição da Cãominhada une solidariedade e conscientização


Passeata canina acontece dia 22 de outubro na Avenida Centenário e faz parte do Calendário Oficial de Eventos Festivos de Salvador


Guias das coleiras nas mãos e um bom motivo para sair de casa com o seu cãozinho. A 13ª edição da Cãominhada quer levar os donos e amantes dos animais para uma grande passeata canina, no dia 22 de outubro, das 8h às 13h, na Praça da Avenida Centenário, Barra. O tema central deste ano é a utilidade dos animais. O público vai conferir as diversas atividades que os cães desenvolvem na sociedade como, por exemplo, guia, bombeiro e terapeuta. Além disso, o evento promete unir lazer ao incentivar a prática da atividade física dos cachorros e seus guardiões; solidariedade, através das doações; e conscientização, ao discutir sobre a guarda responsável e a preservação ambiental.
As inscrições já estão abertas. Os donos precisam ir até uma das sedes do Planeta Animal (Barra e Salvador Shopping) ou em uma das lojas da Agromix (Imbuí, Brotas, Pituba, Rio Vermelho e município de Lauro de Freitas) e levar 1kg de ração para cão ou gato ou 1 lata de leite em pó de 400 gramas. A pessoa recebe um cupom e 07 dias antes do evento pode retirar o kit que dá direito a camisa e uma bandana de brinde para o pet, que é a grande atração da Cãominhada.

A programação cultural começa com uma Missa Campal em homenagem a São Francisco de Assis, protetor dos animais, já que a data é comemorada no início do mês de outubro. Logo depois tem o momento mais esperado: a passeata canina, que vai contornar o espaço do evento. Ao longo da manhã tem o desfile e concurso de fantasia, dog show com o adestrador Popó, apresentações da Companhia de Operações com Cães da Polícia Militar, da Escola de Música Osmar Macêdo, pocket show do cantor Átila e muito mais.  Os donos e seus pets ainda vão poder ampliar a família na Feira de Adoção e cuidar da saúde nos stands destinados tanto para pesagem dos bichinhos quanto para os humanos, com aferição da pressão.

A Cãominhada não possui fins lucrativos e é promovida pela Clínica Planeta Animal, em parceria com a empresa baiana Agromix, que é a maior rede de varejo do segmento pet em Salvador e Região Metropolitana, com 15 anos de mercado. Desde a primeira edição, a proposta é aproveitar o momento de interação dos cães com os donos e os demais participantes para conscientizar sobre a importância da guarda responsável, a preservação do meio ambiente através da coleta das fezes dos animais e, claro, despertar o espírito de solidariedade.
Toda ração doada será entregue a quatro ONG’s que resgatam e cuidam de animais abandonados: Patruska Barreiro, Grupo Espalhe Amor, Célula Mãe e União de Proteção Animal. O espírito de solidariedade da Cãominhada vai além do amor pelos pets. As latas de leite em pó vão ser doadas para três instituições que cuidam de crianças e idosos: Nacci (Núcleo de Apoio a Criança com Câncer), Lar Vida e a Casa de Oração Bezerra de Menezes (Cobem).

Sobre a Cãominhada 

A Cãominhada já faz parte do calendário oficial dos eventos festivos da cidade, com o apoio da Prefeitura de Salvador, e é considerado um evento de saúde pública e cultural. Desde a primeira edição, em 2005, que a passeata canina tem como objetivo promover um momento de lazer entre os cães e seus donos e também discutir temas importantes para o convívio com os animais de estimação.
Durante o evento são distribuídos saquinhos plásticos para que os donos entendam a importância de coletar as fezes dos animais, ainda que feitas na 
grama, já que podem transmitir doenças tanto para os humanos quanto para os próprios cães. Nos stands de adoção de animais as ONG´s informam sobre a importância da guarda responsável.
Nesta edição a novidade é o debate sobre a utilidade dos animais. A Companhia de Operação com Cães da Polícia Militar da Bahia já confirmou presença e vai levar os melhores mascotes para apresentar um pouco do trabalho que é desenvolvido, desde policiamento em eventos esportivos, farejamento de drogas, armas de fogo e explosivos, até ajudar na captura de suspeitos, além de auxiliar na revista de celas e também atuar em rebeliões prisionais. O evento ainda vai contar com o dog show do adestrador Popó.
Ao longo das edições a Cãominhada tem alcançado o objetivo principal, que é a arrecadação de doações. Só pra se ter uma ideia, em 2005, foram doados 300kg de ração e leite em pó. Em 2016, este número subiu para 2.810kg e atingiu a marca de 2.500 participantes.

Serviço
O quê: Cãominhada 13ª Edição
Quando: 22 de Outubro de 2017
Onde: Praça da Avenida Centenário, em frente à Clínica Planeta Animal
Horário: 8h às 13h
Como participar: Doar 1kg de ração ou 1 lata de leite em pó
Inscrições: Sedes da Clínica Planeta Animal (Barra e Salvador Shopping); Lojas da Agromix (Imbuí, Brotas, Pituba, Rio Vermelho e no município de Lauro de Freitas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário